sábado, 23 de setembro de 2017

Processo Seletivo Desumanizado

Você já deve ter escutado a sentença, “mentir com boas palavras”. Ao escutar você deve estar pensando que foi um grupo de político corrupto que a proferiu. Mas, vou desapontá-lo, esta frase é dita pelo pessoal de relações humanas. Uma empresa que tem relações humanas que tem esta frase como configurador de ações nós força a dizer que esta empresa é no mínimo antiética. Usar este pensamento direcionador de ações é um grande desrespeito. Na verdade por coerência deveria trocar o nome para relações desumanas. E cada processo seletivo que participo, sou surpreendido por eles, pois a criatividade para mentir e tentar camuflar é incrível, mas esconder a consequência deste ato não é viável. É só olhar para a sociedade a sua volta e ver que não estamos beme a falta de ética é o que predomina.
Neste processo que participei da sua empresa foi exigido que fornecêssemos o rg, cpf e o pis. O pis? Está claro que todas estas informações são para especular a vida da pessoa, uma forma de fofoca, e também para passar estas informações para outra instituição. O direito ao sigilo é constitucional. Também todo o processo foi feito próximo da hora do almoço, pois a fome é uma forma de mudar o comportamento das pessoas e para complementar o ar condicionado estava liga e estava forte. Também com o objetivo de mudar o comportamento das pessoas e também direcionar a reclamação para camuflar outras. Pensam em tudo para mentir com boas palavras, mas não pensam em ser éticos e respeitar o ser humano.
A redação foi um tema que era direcionado para a filosofia, será que não foi pedido por alguma instituição de ensino. Falo isto sem medo de errar porque eu na conversa com os entrevistadores o nível filosófico não fazia parte de seus repertórios. Foi um tema fora da curva do que foi apresentado.
Foi-me perguntado um ponto que tenho que desenvolver. Eu respondi que sou ansioso, e é verdade, eu sou mesmo ansioso. Mas, a gerente de uma das lojas disse que não aceita mais esta resposta. Como assim, não aceita mais esta resposta? Quem é ela para não aceitar uma resposta de um candidato. Ela queria uma resposta que fosse mais adequada a exclusão, é isto que temos que pensar depois de tudo o que foi visto até o momento.
Depois foi me perguntado se sei usar bem o computador porque eu como foi promotor de vendas não uso muito computador no trabalho e que o sistema de vocês tem trezes páginas. OH! Treze páginas que difícil! Um livro que leio tem muito mais páginas do que isto. Já demonstra o nível da gerente da loja. E o pior também demonstra o preconceito dela. E também nas entrelinhas ela está dizendo que o treinamento da empresa é ruim e que você tem que aprender sozinho. E ainda podemos aprofundar com esta declaração dela. Pois, uma pergunta como esta significa que esta empresa tem dificuldade de acreditar em superação. Se uma empresa não acredita que uma pessoa pode se superar, fica difícil ser líder de mercado. E digo isto no caso dela porque a superação seria um enfrentamento a seu preconceito. Talvez esta empresa se preocupe mais com a capa do que o conteúdo. E o conteúdo é que faz a diferença e não a capa. Se você perder a capa terá ainda do conteúdo, mas para que serve uma capa sem conteúdo!

Até tentar manipular a resposta foi feito, além do que já foi exposto. É aquela velha forma de fazer uma mesma pergunta para todos e esperar que o último responsa o que querem. E isto foi deixado bem claro que era a segunda parte do processo. O que deu a impressão que foi uma pergunta encomendada. E como eu fui escolhido para responder por último significa que fui escolhido para ser manipulado, para ser excluído. E para que tanta manipulação, será que isto não irá chegar no cliente? 
Outra coisa que me chamou muito a atenção foi que só tinha três candidatos. Pois, o outro horário existia mais que o dobro. E voltado a questão da temperatura fora da sala não estava tão frio, e eles disseram que o ar era para todo o prédio. Muito estranho!
Ter três candidatos é o mesmo que uma empresa que tem três sócios, pois com esta quantidade o que sempre acontece é que um ficará sozinho nas decisões. E estava claro que quem ficasse sozinho iria ser excluído do processo. E se um da dupla apoiasse o outro também seria excluído do processo. E se o candidato decide quem fica ou quem sai então está na hora de contratar esta pessoa para fazer parte da empresa. Pagar o salário deles para este candidato, porque está fazendo o trabalho deles.  Jogar a responsabilidade para o candidato é covardia, pois se o pessoal das relações humanas tem que assumir a responsabilidade de suas ações. Eles têm que entender que os candidatos são seres humanos, algo que não percebi que fosse considerado um. 
Como eu tenho muita experiência em processo seletivo e que todos estes indícios é prova cabal que a empresa tem muitas dificuldades. Então resolvi pesquisar, e descobri que este empresa está em quinto lugar com 1,06% sendo o que está em primeiro está com 30,79%. E a vendas de aparelhos, a diferença também é gritante, ficando também na quinta posição. E também em questão de reclamação esta empresa está em primeiro lugar segundo o site reclame aqui. Então vocês vendem menos do que os outros e tem mais reclamação. Acredito que está na hora de repensar este processo seletivo, minha sugestão não poderia ser diferente, sejam éticos e abandone o mentir com boas palavras.
Tudo o que começa errado vai dar errado, é um ditado que o povo fala. E podemos ver que o povo está certo. Eu tenho certeza que faço muito melhor do que eles, pois não tenho preconceito. Não tenho a formação em relações humanas, mas pelo jeito eles também não. Se você ao ler estas linhas ficou incomodado e pensou que eu estou te provocando e motivando, acertou em cheio. Um convite a excelência é sempre bom. Apesar o que eu vivenciei com o pessoal desta empresa estou sendo otimista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário