sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Seleção Mecânica

Eu me surpreendo cada vez mais em cada processo seletivo que inventam. A criatividade para excluir é imensa. Eu acho que se perde muito tempo gastando neurônios para inventar modos de exclusão. Seria mais fácil usar uma bola de cristal, consultar cartas ou coisa parecidas. Participei de um processo seletivo a distância. Não tinha olho no olho, não tinha uma conversa para melhor esclarecimento. Era um questionário com perguntas fixas e contraditórias. Interessante é que eles podem ser contraditórios e o candidato não. Se o questionário é contraditório significa que a empresa é contraditória. E se você faz um questionário contraditório está manipulando o candidato a ser contraditório também. E aqui percebemos que a empresa não é ética. Que tipo de moral que pratica, talvez ela deve filmar a atuação de seus vendedores. Daí fica claro o quão certo Pascal disse que a verdadeira moral zomba da moral. Seria interessante debater sobre esta citação, pois esta moral desta empresa não é moral. Se for o caso, é claro.
Depois de preencher o questionário que é muito mal formulado considerando questões éticas, recebi o resultado:
Prezado Sr. ....

Obrigado por seu interesse em trabalhar conosco.

Dado que temos muitos candidatos e uma análise aprofundada de seus dados indica que a sua carreira, seus interesses e suas habilidades provavelmente melhor se ajustarão a outros trabalhos.

Lamentamos não poder oferecer um trabalho adequado para você atualmente. Esperamos que encontre em breve, em outro lugar, um emprego melhor adaptado a você.

Agradecemos muito pela confiança e desejamos-lhe tudo de melhor para o seu futuro.

Atenciosamente
P.S.:
Infelizmente e-mails encaminhados não podem ser respondidos. Agradecemos a sua compreensão.

Eu já vi muitas atitudes antiéticas, mas com um prova como esta é a primeira vez. Então vamos analisar. Temos muitos candidatos, quer dizer que já que tem muitos candidatos podemos excluir mais facilmente, e como temos muitos candidatos vamos decidir o que você quer. Um questionário mecânico e fixo e um currículo é suficiente para analisar profundamente uma pessoa. Esta empresa deveria dar cursos para todos os grandes pesquisadores que estudam durante anos e ainda não conseguem analisar perfeitamente um ser humano. Mas, eles conseguem. Estes grandes pesquisadores pagariam rios de dinheiro para conseguir fazer tamanha análise. 
Quem são eles para decidir quais são os meus interesses e habilidades? Puxa vida! Já que as pessoas não sabem quem elas são então elas vão procurar emprego para que o pessoal do RH decida por elas o que elas são. Tem várias histórias de pessoas que são formadas em uma determinada área e migram para outra totalmente diferente e se dão muito bem. Mas, não esta empresa sabe mais do que todas estas histórias. Todas as pessoas que tiveram sucesso com esta atitude é nada para eles. 
O que percebemos é um grande preconceito nesta forma de selecionar as pessoas. Eles não sabem o que é ser ser humano, pois não permitam que o ser humano se desenvolva. Que tenha metas. Que se desenvolva habilidades diferentes do que as que já possui. 
Quem são eles para dizer que não me adaptaria ao emprego? Já sei, eles usam uma bola de cristal. Ou consultaram uma cartomante, pois é impossível saber isto. Alguém deveria informar a esta empresa que existe uma coisa chamada superação. Também existe uma outra chamada adaptação. Ah! Tem uma outra coisa que é um fato que existe no ser humano chamado aprendizagem. Com certeza eles não conhecem esta coisas. Se for falar em inteligências múltiplas que foi desenvolvidas pelo psicólogo Howard Gardner é muito para eles. Lamentável digo eu por este processo injusto, incoerente com o desenvolvimento do ser humano. Espero que eu realmente encontre uma empresa que não seja injusta e preconceituosa. E a última frase prova que eles são totalmente fechados para o novo, na verdade até para o antigo, pois o que citei já faz muitos anos que existem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário