quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Brasil é Uma Grande Nação? Você Decide!

Estou para dar uma não notícia, o Brasil está em crise. Na verdade o Brasil sempre esteve em crise. Seja uma crise referente a não querer ser mais colônia, a não querer ser um reinado, a querer a independência. Também a não querer ter um ditadura seja civil ou militar. Não querer uma inflação astronômica etc. Crise no Brasil é o que não falta. Mas, a atual é uma das maiores que já passamos, pois além de uma grande dívida interna e externa a corrupção se mostrou que é um dos piores problemas que temos.
Na década de 1980, o Brasil passava por uma grande crise econômica que destruía qualquer salário, pois a inflação era muito alta, o governo aumentava constantemente o salário mínimo para ajudar o povo, mas por sua vez esta decisão acabava aumentando também os preço de tudo e o resultado era mais inflação. Também o desemprego era muito alto. Os empresários tinham muita dificuldade de executar suas atividades, pois os preços estavam sempre subindo, a população quando não ganhava um salário digno, estava procurando emprego. E as dívidas do Brasil também eram altas.
Este cenário parece muito com o de hoje. A diferença de hoje é que os empresários estão conseguindo criar alternativas para superar esta crise. Vemos que está existindo uma certa independência dos empresários em relação ao governo. A crise que o governo cria antigamente afetava a todos de maneira muito forte, mas hoje por vários fatores os empreendedores estão conseguindo construir seu sucesso. E convenhamos ainda bem que alguém está fazendo algo pelo Brasil. Mesmo em um país que não se investe em educação de qualidade os empresários estão fazendo o seu melhor.
Uma diferença muito importante em relação as outras crises é que existe um constante debate sobre as necessidades e desafios que o Brasil está atualmente passando. E são muitas vozes e pensamentos. Todas são importantes, seja as revistas, jornais e tv. E o povo também está participando muito mais do que em outras épocas. Acredito que isto é muito bom. O debate as vezes são mais consistente outras vezes nem tanto, mas o importante é continuar debatendo. Estudando sobre os temas importante e contribuindo com a sociedade. O que ficou muito claro para todos que o maior desafio do Brasil é a corrupção que está impregnado no governo, na oposição e nos partidos políticos. Nunca a questão ética está tão na moda como antes. Sócrates que o diga sendo o pai da ética.
Um erro da década de 1980 foi considerar o Brasil o país do futuro, esperar o futuro não deu muito certo. O Brasil tem que ser o país do agora. Pois definir o que é o futuro é muito complicado e incerto. Mas, o presente é exatamente o momento em que podemos atuar.
Já está muito presente em nossa sociedade que o Brasil precisa sempre se preocupar com o crescimento econômico. Sem crescimento econômico o Brasil fica estagnado. O crescimento econômico garante a performance dos empresários. Garante o emprego dos adultos. A educação do jovem e a esperança de todos. Aqui é um modo de avaliarmos um governo, pois aumentar impostos é muito fácil, qualquer um faz. Mas, administrar de verdade é mais difícil.
Além do crescimento econômico também a necessidade de combate a inflação com picos de deflação. Isto vai ajudar a valorizar o crescimento econômico. Já também está muito claro que tentar segurar ou controlar a inflação subindo ou descendo os juros não da certo. O preço que você pagava os produtos no começo da estabilização da economia não é o mesmo. Não tem sentido o governo fazer de tudo para fazer o Brasil crescer e gastar todo este esforço com inflação alta. Aumentar o salário mínimo, mas também aumentar a taxa de juros é uma grande ilusão.
O Brasil necessita de pessoas capacitadas e de mais pensadores. A educação é outro setor que o Brasil precisa urgentemente investir, sem educação não há nação que sobreviva. Sem educação o desenvolvimento do país é lento com a tendência a ficar ainda mais lento. Vemos que muitos cidadãos se esforçam para investir em educação, que é uma atitude muito louvável, mas necessitamos de mais. E o governo tem que investir em educação.
Não se pode deixar de citar nesta lista o problema da corrupção. Qualquer tipo de investimento será destruído se a corrupção estiver atuante. É o que vemos na atualidade. A corrupção no governo é muito grande e quanto mais se investiga mais se encontra. E esperamos que as investigações continuem. Era muito comum a familiaridade com a corrupção no governo e nos partidos políticos. Mas, hoje se sabe que a corrupção alcançou algumas empresas e também no judiciário, principalmente no supremo. Algo que tem que ser combatido com a tendência de extinção. Se o Brasil quer melhorar suas condições de vida para todos a corrupção tem que ser uma luta constante para evitá-la ao máximo. E é possível, outros países tiveram problemas muito piores do que os nossos e conseguiram. E se eles conseguiram, nós também podemos conseguir. A primeira coisa é querer. É ter o desejo. E lutar. Pois, a corrupção é uma doença, já ouvi dizer que é o câncer da sociedade. Comparações a parte, o que se sabe é que a corrupção é um dos maiores obstáculos para o real desenvolvimento do país, como também do indivíduo.
Acredito que estes ponto contribuirão para o crescimento do Brasil.  E o brasileiro merece um país desenvolvido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário