sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Crescimento Antiético

 Vakenfosem é uma pessoa que incorporou muito bem o jeitinho brasileiro de tirar vantagem de tudo. Para isto ele desenvolveu muitas habilidades, como simpatia e sorriso. Aprendeu a dizer que ele é sempre bom em tudo o que faz. Mas, ninguém consegue ter uma alta qualidade em tudo o que faz. Para resolver este problema ele aprendeu a mentir. E com a mentira ele conseguiu as coisas muito mais fácies. Então para que estudar? Pensou ele. Se eu consigo fazer as coisas que quero.
Como ele sempre quis os holofotes apontasse sempre para ele, e nunca para os outros. Não aprendeu a reconhecer que outros seres humanos também tem atitude de qualidade. Que também são bons. Mas, ele não aceitava isto. Seu orgulho não deixava aceitar que outros eram bons e sua inveja mostrava que outros eram bons. Mas, ele não queria aceitar isto. Então ele tinha que destruir esta pessoa. Mas, como? Pois eu não posso fazer o mal para estas pessoas, porque outros perceberão em daí eu perco a minha plateia. E eu não posso abrir mão destas pessoas que me apoiam. Mesmo elas não sabem disso. Ele pensava como destruir estas pessoas.
Uma das táticas que ele usava é colocar uma pessoa como outra. E isto é muito eficiente quando as pessoas dão ouvidos a fofoca e não procuram saber se é verdade ou não o que se está sendo falado. E logo percebeu que a mentira era uma arma muito boa para isto. Poderia acabar com todas as pessoas que estavam em seu caminho. Ele as considerava como inimigo, mas o interessante é que esta pessoa não sabia disso.
Mas, em alguns casos ele tem que se aproximar da pessoa que irá destruir. E como fazer isto? Além da mentira, ele teve que desenvolver outra coisa, a hipocrisia. E estava usando muito bem estas duas coisas.
Em conversa com algumas pessoas, ele aprendeu que existe a inveja positiva. Você tem inveja de alguém, então você pode ser um estímulo para você. Ele poderia ter aprendido a fazer metas em sua vida. Ele poderia ter aprendido a se analisar e nesta análise poderia ver o que pode ou não melhorar. Conhecer a si é muito melhor que qualquer tipo de inveja. Poderia se dedicar aos estudos, pois os estudos é um grande incentivador de melhorias pessoais. Mas, ele já tinha decidido que o estudo não era legal, pois ele poderia conseguir tudo o que quer sem estudo.
Então a inveja positiva era uma grande camuflagem para praticar a sua inveja. Ele poderia se aproximar de pessoas para enganar e dizer que tem inveja positiva. Uma pessoa que tem inveja positiva é porque não sabe se dominar, não sabe bater seus próprios recordes. Não sabe ser introspectivo. E não sabe respeitar o desenvolvimento dos outros.
Mas, a inveja positiva deu oportunidade para ele continuar a ser mentiroso e também justificar qualquer ação que prejudique alguém. Afirmando que não tinha a intenção, mas que estava com inveja desta pessoa. Com a mentira ele aprendeu a sempre ter uma desculpa para tudo. E nunca ele era culpado, ele era coitadinho, era sempre vítima. Até mesmo usar doenças para quebrar ou baixar qualquer resistência as suas intenções. A inveja positiva é como considerar o jogar sujo algo limpo.
A pergunta era, como fazer mal a uma pessoa e sair bem na fita? Precisava ter uma estratégia para enganar todo mundo e prejudicar somente a pessoa que era um obstáculo para mesmo objetivos. Esta era uma questão muito importante. Foi então que conversando com alguém ele aprendeu sobre Jeremy Bentham. Este filósofo defende que o bem tem que ser feito ao maior número de pessoas. E isto é considerado ético. Ele tinha a ferramenta que faltava para continuar a ser maquiavélico.
Agora sim eu consigo o que eu quero, pensou ele. Pois, eu posso fazer o mal para uma única pessoa e dizer que fiz o bem para o maior número de pessoas possível. É só eu quebrar um galho aqui, um outro ali. E continuar com as mentiras aqui e ali. Que vai dar tudo certo. Pois, com estas atitudes eu desenvolvo uma dependência emocional com as pessoas. Elas ficam emocionalmente envolvidas então sempre darão razão, mesmo ela não usarem a razão.
É uma forma de ser antiético de forma ética, que é um grande absurdo. Mas, como muitos aceitam isto, então se continua a se propagar a desonestidade. E muitos têm nesta atitude é ser empreendedor. Que horrível!
E para a vítima, ele manipulas as pessoas para se aproximar dela e dizer para a vítima confiar em Deus. Para ter pensamento positivo. Para acreditar que aqui se faz aqui se paga. Para acreditar que depois da tempestade vem a bonança. E também manipula outros para dizer a ele que também sofreram. E com isto ele se protege de uma tentativa de justiça e pode ir escolher uma outra vítima. E até oferece uma ajuda a vítima para camuflar ainda mais a sua maldade, para ganhar a confiança de alguém e usando a vítima desta vez.
Esta é uma forma de violência das mais brutais sem derramar uma gota de sangue e assim a sociedade prossegue com estas pessoas, não para o bem, não para uma ética, não para o melhor desenvolvimento do ser humano.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário