segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Quem Emprego É Esse?

Processo Seletivo, para entender é necessário perguntam, seleção para quê? Geralmente estes processo são para excluir e não para incluir. Não se escolhe um pessoas, Se exclui. E tentam camuflar todo este processo. É o que eles chama de mentir com boas palavras. 
Neste processo houve algumas diferenças dos outros. Em um outro processo seletivo a empresa prometia fortunas, mas não tinha papel toalha no banheiro. Este não tinha o cesto para jogar o papel. Também no outro a pessoa que fazia a seleção não deixava você terminar um raciocínio, algo totalmente rude. Percebe-se que o líder será muito autoritário. E tem dificuldade de escutar. E neste processo também acontecia o mesmo. Outra coisa que aconteceu em outros processo seletivos e neste não foi diferente é especular sobre a vida pessoal e familiar. Hoje em dia o profissional não é mais considerado como de muita importância. Fofocar sobre a vida do funcionário é muito mais importante. Atitude totalmente deselegante! 
O selecionador procurava não fazer muito movimentos para que sua linguagem corporal não fosse avaliada, mas ele gostava muito de analisar a linguagem dos candidatos. Mesmo assim não escapou de demonstrar que queria manipular. Outra coisa que ficou muito clara que ele estava dando mais atenção para o celular e as mensagens do que dar atenção ao candidato. Só aqui já é motivo suficiente para que o candidato decidisse, buscar uma oportunidade em outro lugar é o melhor a se fazer. E para piorar o selecionador precisou manipular para colocar a família como o foco da vida do candidato. Por mais que você falasse que você ajuda a família, ele desconsiderava, ou seja, ele quer acreditar no que quer acreditar. E não no que você está afirmando. Neste processo observamos que foi introduzido algo a mais na máxima do pessoal de RH, pois a máxima de mentir com boas palavras é uma parte. A outra é acreditar em suas próprias mentiras. 
É bom ressaltar que todos os processos que participei eu queria muito fazer parte do quadro de funcionários das empresas em questão. Mas, como foi exposto, o objetivo era excluir mesmo. É o termo um julgamento justo depois forca. 
Neste contexto de exclusão empregacional é muito evidente, pois se você não se prepara para a entrevista, por exemplo. Eles não querem te contratar porque você não se preparou. Então você se prepara então você não é selecionado porque você se preparou. E muitos deles não gostam.  
Mas, neste último processo seletivo foi diferente porque, além de oferecer ótimos ganhos. Eles não pagam nenhum benefício. Eles querem que a família pague o vale transporte, que pague o vale alimentação, pague o inss, pague as férias, o décimo terceiro e tudo mais que uma pessoa tem direito. E para completar querem que a família também forneça os clientes. Então eles ficam responsáveis de fornecer os panfletos e pagar a sua comissão que foram cliente que sua família ou amigos arranjaram para você. Muito bom né? Já ia me esquecendo, eles também são responsáveis de fornecer os treinamentos necessários para você pedir para sua família e seus amigos os clientes. 
É muito triste que pessoas se preparam para ser este tipo de empresário. Um empresário que na verdade não é. O Brasil não precisa de empresários assim e o pior que muitos fazem grandes elogios de pessoas com este perfil. Acredito que empresário tem que ser empresário de verdade. Tem que assumir o papel de empreendedor. Mas, não é fácil ser um empreendedor de verdade. Requer muito esforço, dedicação, respeito, ética. E princípios que são o grande direcionador das ações do dia-a-dia. Se este tipo de empreendedor fosse o comum não teria escrito nenhum deste texto. O foco seria outro. E eu gostaria muito de ter este tipo de experiência para escrever.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário