terça-feira, 28 de novembro de 2017

Doar Sangue é Prova de Amor

A vida é o bem mais importante que o ser humano possui. A vida é a maior preciosidade que o ser humano tem. Ela é insubstituível. Mesmo ela sendo de grande valor é impossível quantificá-la. Para isto, podemos usar a linguagem matemática, a riqueza da vida tende ao infinito. A complexidade da vida resulta que este valor vai crescendo. Então significa que ainda temos muito a descobrir sobre a riqueza da vida. Que a cada descoberta seja científica ou não este valor vai crescendo exponencialmente. 
Os outros animais luta pela sobrevivência. Já o ser humano, além de lutar pela sobrevivência. E além de ter consciência plena de sua existência e dos outros. Luta contra a morte. Mesmo sabendo que uma das únicas certezas da vida, luta contra. A vida é fazer da sobrevivência consciente a luta para sobrepujar a morte. Este fato é muito bem aceito para os religiosos, pois defende que é possível vencê-la. Já a ciência também tem a sua participação, pois a luta contra as doenças estão sendo pesquisadas a todo vapor. E convenhamos, muito já foi feito. Não é só a luta contra a morte é que está em jogo, mas a luta pela vida e pela qualidade de vida. Muitas vezes esta busca pela qualidade de vida leva a longevidade da vida. Que é um modo simples de lutar contra a morte. Podemos considerar que o ser humano simplesmente aperfeiçoou o instinto de sobrevivência dos outros animais racionalizando. E até desenvolver a fé. Então a valorização da vida não é só uma sobrevivência aperfeiçoada, é também uma questão de fé. Como está envolvido a razão e a emoção esta valorização da vida também é uma questão filosófica. Ou seja, as mais variadas formas de conhecimento e suas subdivisões consideram esta importância da vida e dão a sua contribuição. 
O simples fato de doar sangue já está valorizando a vida. É lógico que poderíamos dar vários exemplos. Mas, a doação de sangue é algo tão simples, mas representa anos de estudo científicos. Também representa um grande respeito a vida. Porque a pessoa que vai doar seu sangue tem que estar bem. E o simples doar já é um grande significado ao respeitar a vida. É algo simples e complexo. Na Bíblia, uma das definições da vida é simplificada no sangue. Em Gênesis capítulo nove, versículo 4 está escrito: "A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis." Existe um ensinamento muito interessante neste versículo, pois temos que respeitar a vida e não podemos destruí-la. Este ensinamento é ensinado em outros lugares como em Levítico capítulo 17 verso 11: "Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma." Além do sangue representar a vida física, também representa a vida além da vida física. Uma vida transcendente. Uma vida espiritual. Também em Deuteronômio no capítulo 12, no versículo 23 explica a todos: "Somente esforça-te para que não comas o sangue; pois o sangue é vida; pelo que não comerás a vida com a carte." Vemos que o respeito com a vida é muito bem considerado. E também aprendemos que o sangue e a vida se representam. Também podemos perceber que a vida está associado ao físico e ao simbolismo da expiação. Mas, Jesus Cristo acrescenta algo muito importante, pois até então era uma coisa mais racional. Em João no capítulo 15 e verso 13 nos ensina: "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelo seus amigos." Acrescentar o amor é um prova de sua genialidade. Muito irão dizer que esta expressão pode significar doar o seu tempo. E também esta interpretação está certo, pois doar o tempo também é respeitar a vida. Outros irão afirmar que significa se esforçar para ajudar um amigo. Também está correto este pensamento, pois como somos gratos por pessoas terem esta atitude. E quão valorosa a vida se torna. Mas, é mais correto afirmar que vida é sangue. E que não existe amor maior do que dar a vida ou o sangue por um amigo. Literalmente é respeitar e valorizar a vida. E como muitos dizerem que em caso de uma situação difícil somos impotentes, não podemos fazer nada. Está aqui uma exceção, doar sangue é fazer a diferença. É não se sentir impotente. Dar sangue é uma prova que o amor ao próximo é totalmente viável, que existe, é um ato saudável e traz felicidade. É uma atitude ética. É fisicamente um simbolismo de amor ao próximo transcendente. Então doar sangue é doar vida e doar vida é amor. É uma atitude espiritualmente e temporamente legítima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário