segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Você é Excluído Primeiro e Depois Participa

Com a complexidade da vida, em muitos casos o tempo é curto. Uma atividade aqui outra ali e o tempo passa muito rápido. Então hoje vou contar mais uma participação de um processo seletivo em uma empresa. Como este foi um processo diferente dos outros é legal publicá-lo. E como sempre, o mentir com boas palavras sempre está em alta para o processo de rh. E eles se orgulham disso. É comparado a um ladrão que fez seu assalto e considera-o como bem sucedido. O desrespeito ao candidato é o que conta, desde que seja camuflado.
A primeira parte deste processo foi no computador. E depois os candidatos foram convidados a irem até a agência para participar de outras etapas.
E lá houve uma apresentação dos candidatos, atividade que em todos os processo seletivos é feito. Então os selecionadores fizeram um teatrinho, pois falaram que iriam sair da sala para escolher os candidatos que continuariam ou não. Eram mais de trinta candidatos, e depois de dois ou três minutos eles debateram exaustivamente sobre todos os candidatos e vieram com o veredicto. Ninguém percebeu que durante a apresentação ela já marcava o que ela queria que continuassem. Sua ausência não foi para debater sobre os candidatos. Sua ausência foi para simplesmente separar os currículos e entregar a quem de direito. Talvez alguns foram para o "arquivo morto", ou seja, o lixo.
Depois ela voltou com o que ela chamou de gestor e que era o cliente que iria participar da continuação do processo seletivo. Então foi feito uma dinâmica reunindo os candidatos em grupos. Isto não é eficiente, pois se uma pessoa pode interferir no processo do outro. Principalmente quando a vaga é para uma atividade individual.
O próximo processo foi de novo no computador. Sendo que esta etapa foi interessante porque somente alguns conseguiram realizar o cadastro. Outros não conseguiram. Estranho, não acha?
A outra parte do processo foi uma simulação de vendas. Só que a aberração de seleção foi aqui, pois eu recebi um e-mail dizendo que não iria continuar no processo seletivo. E depois fui fazer a simulação. Ou seja, a simulação foi realmente uma simulação, não valeria nada. O julgamento e veredito já tinha sido decretado. O julgamento justo depois forca estava sendo usado pelo pessoal do RH. Primeiro eles falam que você não serve para a vaga e depois querem que você participe do processo. Parece desorganização, mas esta empresa ao visitá-la não deu esta impressão. Eles são organizados.
Se o pessoal do RH fosse criativo para o bem a situação de muitas pessoas seriam diferentes. Quando o respeito pelas pessoas, elas são tratadas como seres humanos o mundo se torna diferente, se torna muito melhor. Muitas pessoas procuram direcionar suas ações neste sentido. Mas, não o pessoal de RH.
Imagine se a moda pega, você vai prestar um concurso público ou vestibular e recebem a notícia que não irá passar no concurso, mas fazem questão que você faça a prova.
Eu nunca pensei que o pessoal do RH teria uma atitude tão antiética como esta. Uma atitude baixa. Digna de quem não respeita as pessoas. Mesmo sendo uma história um pouco antiga acredito que é interessante publicá-la. É mais uma das coisas que acontece para quem está procurando uma nova recolocação profissional. Mas, o problema é encontrar um profissional do outros lado. Este elo não está que precisa de melhorias urgente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário