domingo, 21 de janeiro de 2018

Livros Caros e Decisão Ética

Duas caraterísticas importante da década de 1980 era o desemprego e a inflação alta e crescente. Os grandes vilões desta inflação alta e crescente era o governo e a gasolina. Quando o preço da gasolina subia, o preço de tudo também subia. O governo também ajudava a inflação a continuar alta e crescente era quando ele divulgava que o índice da inflação subiu. Este anúncio fazia tudo subir. Mas, não era somente estes dois casos que fazia a inflação subir. Outros produtos também participaram para alimentar a inflação. Acontecia uma troca de produtos que puxavam a inflação para cima. Houve épocas que era vestuário, em outras remédio. Calçados também participava esta puxada da inflação. Já os produtos para a alimentação também era um vilão junto com a gasolina e o governo. 
No começo de ano era sagrado a inflação ser influenciada por material escolar. Era uma lista enorme de materiais que os pais deveriam comprar. E o problema que não era usado nem a metade. E a reclamação dos pais era muito presente. Nesta época, quando o aluno começa a estudar na quinta série, havia uma mudança drástica. São várias as matérias que iria ser estudadas com vários professores. O que deveria ser uma aventura para o conhecimento. Se tornou um pesadelo para os país, pois quase todas as disciplinas utilizavam livros. E pensar que haveriam vários anos de estudo pela frente, não era fácil. E os livros era muito caros. 
Talvez de vez de dizermos que rufem os tambores, poderíamos dizer que rufem os livros. Era mesmo de arrepiar. 
Mas, aconteceu um fenômeno muito interessante. Como o livro era usado por quatro anos. Esta era a validade do livro. Então começou aparecer um comércio de livros. Os que passavam de ano, vendia seus livros para as pessoas que iriam estudar e utilizar estes livros. É lógico que o preço era camarada. E com esta prática ficava mais fácil comprar um livro novo. 
Com o livro comprado de um outro aluno. O estudante passar por uma decisão muito importante. Como este livro foi estudado e as questões respondidas, o aluno poderia apagar todas as resposta ou deveria deixar as respostas para utilizar na medida que as aulas iria acontecendo. Uma decisão ética. 
Muitos professores incentivavam os participantes a apagarem as respostas. Muitos pais, principalmente as mães, tomavam para si esta decisão e apagavam todas as respostas do livro didático. 
Então podemos dividir os alunos em dois grandes grupos, os que apagavam as resposta dos livros e os que não apagavam as resposta dos livros. Durante o ano letivo os que não apagavam começaram com notas mais altas no começo do ano, mais precisamente nas primeiras atividades avaliativas e suas notas caíam muito. Já os que apagavam as resposta começavam com notas mais baixa, pois ainda estavam se adaptando a realidade atual, que era muito diferente dos anos anteriores. Mas, depois as notas começavam a subir. Este era o cenário básico com relação aos livros. 
Depois de alguns anos com esta prática, já havia livros que eram vendidos já com as resposta apagadas. E você já deve estar imaginando o resultado, pois estes livros eram mais difíceis de serem vendidos.
A ética é um assunto muito importante para o desenvolvimento do ser humano. Sem ética tudo fica mais difícil e complicado. É um tema que deve ser estudo sempre e com muito carinho. Um pouco de emoção faz bem!
As questões ética devem ser pensadas para o crescimento pessoal e da sociedade. Esta consideração de ações e atitudes devem acontecer sempre, que não pode ser confundida com normas de conduta. Que tem com objetivo fazer o trabalho render melhor para todos, mas esta não deve ser confundida com ética. A ética é um desafio constante na vida.  
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário