quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Acreditando em suas Mentiras

Descobri mais um sinal que você pode considerar ao participar de um processo seletivo de uma empresa. Quando o selecionador falar:
- Você já está 80% aprovado.
Pode ter certeza que você foi reprovado.
E pode acreditar. Não irão entrar em contato com você para te dar um posicionamento. Simplesmente fazem de conta que você não existe. Que você não é um ser humano.
É mais um exemplo de que o RH gosta de mentir com boas palavras. É o lema deles. Eu pensei durante um tempo que era uma coisa isolada ou pelo menos que não era uma unanimidade. Mas, é um pensamento importante ou prioritário. Sem este pensamento eles não conseguem trabalhar. Ou seja, o carro forte do pessoal do RH é o mentir com boas palavras. Já passei por processos seletivos com jovens, com pessoas com mais idade. Com homem, com mulher. Também já observei a atuação individual, duplas, trio e com mais pessoas. Com pessoas que acabou de se formar e com pessoas com vários anos de atuação. E em todos os casos o mentir com boas palavras é o que mais acontece. Um postura no mínimo antiética.
E o interessante é que muitos são orgulhos em dizer que tem mais de, por exemplo, 15 anos de atuação no mercado. Pensando sobre isto, são 15 anos usando mentiras com boas palavras. Depois de tanto tempo, acredito que estas pessoas já estão acreditando nestas mentiras. Fico pensando que se esta opção em mentir com boas palavras é realmente necessária.
Neste processo foi interessante porque participou uma pessoa que além de ter muita experiência. Estava lá para aferir o processo seletivo da empresa. Ela chegou a dizer que tem vontade de fazer perguntas e que estava se segurando. Com esta fala está claro que ela se considerava muito boa.
Neste processo ficou claro que o julgar pela aparência é um dos focos deles. E que as pergunta era feitas para excluir a pessoa e não para descobrir se a pessoa é realmente capacitada ou não. Tudo é planejado para que a pessoa não seja contratada.
Uma candidata já veio para o processo entrevistada pelo gerente da loja. Eu entreguei o currículo em várias lojas do ramo e nenhum deles me entrevistou para a vaga. Simplesmente pegaram o meu currículo e disseram que entrariam em contato. Já ela foi entrevista e já foi para o processo incluída. Só faltava o RH também fazer o mesmo. Por quê será?
Um outro candidato apelou dizendo que recentemente nasceu seu filho. E ele aproveitou isto muito bem. Deu a impressão que as entrevistadora estava mais interessada se eu tinha filho ou não. Uma boa parte do processo o rapaz ficou falando do parto da mãe da criança, que era difícil, que ele tentou ajudar, etc. E as duas entrevistadora ficaram encantada com a ladainha do rapaz. Daí eu descobri que ele nem casado era com ela.
Depois fizemos a famosa dinâmica de vender algo que não existe. Se não existe, também não existe venda. E se não existe venda não tem como verificar rapidez em venda ou criatividade. E o pior é que os objetos inventados como uma coisa quebrada ou estragada, são muito mal formulados. Como é algo subjetivo. A avaliação também é subjetiva. Então na verdade, fica com o emprego que eles querem. Também ficou claro que depois desse processo, eles também usam a quinta coluna. Ou seja, alguém que está participando do processo seletivo vai conversar com você para tirar alguma informação para te eliminar da vaga de emprego. É lógico que são informações deturpadas. Provavelmente dirão que você não está demonstrando interesse na vaga. Como não?
Você vai até a loja. Entrega o currículo, participa de todo o processo seletivo. Se esforça muito e daí dizem que você não está interessado. Talvez ele querem que você doem um rim. Ou coisa parecida. Este fato são pessoas que acreditam em suas próprias mentiras. Desde que sejam ditas com boas palavras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário