sábado, 4 de novembro de 2017

Desafio ao Galo

Na década de 1980, era muito comum muitos homens assistir futebol no domingo de manhã. Mas, não era qualquer jogo, e nem qualquer desafio. Era uma competição chamada desafio ao galo. Eram vários times amadores de futebol. E o legal é que além do jogo em si. Também tinham direito ao jogo ser televisionado e com direito a narração.
Os jogos eram feitos no campo da CMTC (Companhia Municipal de Transporte Coletivo). Uma excelente empresa pertencente ao município de São Paulo e de seu povo. Uma grande pena que esta empresa foi privatizada. A primeira vez que o PT administrou São Paulo fez muitas comprar, as reportagens da época afirmam que a prefeitura comprou porcas para mais de 10 anos para esta empresa. Também na época as pessoas que não eram filiadas a este partido também eram mandadas embora da prefeitura e colocavam várias pessoas em seus lugares, dizem que chegavam a 10 pessoas. Um verdadeiro cabide de emprego. E o próximo prefeito resolveu privatizar esta empresa. De vez de investigar e punir os culpados, preferiu fechar a empresa.
No desafio ao Galo, os jogos eram muito disputados. E o chic é que até transmissão de tv eram feitas. Uma vez, um jogador foi muito elogiado pelos narradores de futebol. Falaram que ele era muito habilidoso e seu nível era de profissional. Até um deles perguntou se algum tipo poderia contratá-lo, mas segundo informações ele já estava com uma idade que impedia de que um time o contratasse. Eu acho que não, mas era esta informação que foi passada para as pessoas que estavam assistindo o jogo.
Os jogos eram transmitidos pela TV Cultura. E não poderia ser diferente, pois uma empresa estatal é que tem a oportunidade e liberdade para ser muito mais criativo do que uma que não tem as mesmas oportunidades. É muito importante existirem emissoras de TV do governo, hoje em dia a TV cultura transmite um program de uma excelência. O programa prelúdio, um programa de alta qualidade que duvido muito que outra emissora de TV iria fazer este programa no mesmo horário. É lógico que a TV Cultura tem outros programas de qualidade impar, mas particularmente este acredito que é um grande desafio para os dias de hoje. Como também na década de 1980 o programa desafio ao galo também era um desafio.
Quando foi anunciado que o programa iria ser cancelado, muitos de seus admiradores ficaram surpreso e triste. E na época pediam para que as pessoas fosse assistir aos jogos e também pediram para que outras pessoas assistissem pela tv, mas infelizmente o program deixou de ser transmitido. Nesta época de transmissão a inflação era muito alta, dificultando ainda mais o planejamento do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário