quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Pergunta Mal Educada e Sorriso Falso

Procurar emprego está sendo uma experiência reveladora. Também é um exemplo de como as instituições não consideram o ser humano especial: único e importante. Mas, tudo isto procurando sempre usar mentiras com belas palavras. Mas, neste caso específico um dos selecionadores não foi educado em sua participação. Não foi só mentiras com belas palavras, também foi mentira com ignorância. Era dois um gerente e outro gerente do gerente. O gerente até conseguiu fazer bem o seu papel. Mas seu chefe não teve a mesma atitude.
Desta vez, eu decidi escrever também o que presenciei em relação aos outros candidatos. Pois, o gerente tratou todos da mesma forma, e isto é muito interessante. Já seu chefe, só tratou bem que ele gostou. E é lógico que gostou do rótulo, ou seja, do que via. Ou, talvez não queria um vendedor que fizesse concorrência com sua loja. Para estas pessoas as perguntas eram mais agradáveis.
Um candidato ao emprego que ele não gostou, fazia pergunta sem sentido. Uma delas é, com esta experiência porque você não vai procurar emprego nesta área. Uma pergunta muito estúpida porque quem disse que ele não foi. E quem é ele para decidir onde uma pessoa vai trabalhar. Se ele não foi procurar emprego em determinada área é porque não gosta ou já tentou. Só porque a pessoa sabe matemática não significa que tem que ser engenheiro, ou que tem que trabalhar de caixa em uma empresa. Ele cria esteriótipos na sua cabeça é quer que a pessoa siga isto.
Um outro candidato também foi muito mal tratado por este chefe de chefe, não sei como esta empresa deixou este elemento se tornar feche, pois líder ele não é. Durante as resposta, ele estava se segurando para dar risada do candidato. Ele teve que até parar as perguntas e agradecer o candidato. Muito desrespeito! Já a pessoa que ele gostava fez mais perguntas apropriadas para uma possível contratação. Ele estava manipulando a seleção. O interessante que ele levemente direcionava seus joelhos para este candidato. E isto não acontecia com outros candidatos. Também levemente ele inclinava seu tronco em direção a este candidato. Algo que também não acontecia  com os outros.A linguagem não verbal é muito importante para se conhecer uma situação, é lógico que temos que usar outros recursos.
Na minha vez o gerente da loja foi igual com todo mundo. Mas, o chefe do feche. Não sorria, muito pelo contrário, tinha uma sutil rusga na testa. A velocidade da pergunta era maior, pois queria terminar logo com isto. Seu tronco estava ligeiramente inclinado para o lado oposto. Só faltou ele perguntar porque tal empresa não me contratou. E ele sutilmente mandou eu para a concorrência. Algo muito mal educado. Muito estúpido! Mas, sempre com boas palavras. E totalmente antiético. Depois de terminar a entrevista, ele forçou um sorriso. Quem já assistiu a família Adams saberá como foi este sorriso. Em uma das cenas do filme foi pedido a  Wandinha Adams que sorrisse. E ela forçou o sorriso, ela tentou caprichar, mas uma outra menina disse que ficou com medo de seu sorriso. Foi exatamente o sorriso que ele deu. Pena que não tinha como filmar e fotografar, um close do sorriso seria muito interessante para mostrar como é falso a sua atitude.
Depois foram feitos dois grupos com os candidatos e foi pedido para os grupos inventasse um produto para apresentar para eles. O gerente teve a postura que demonstrou anteriormente. Mas, seu chefe continuou a ser muito ignorante. Acho que ele confunde ser ignorante com inteligência. Fazer perguntas inteligentes para saber a viabilidade do produto inventado é uma coisa, mas tentar desqualificá-lo é outra, e pior, tentar desqualificar porque não gosta do candidato é muito preconceito. Na minha vez, eu e outro candidatos inventamos o produto e pensamos nas possíveis perguntas que eles poderiam ter. E foi muito legal porque, mesmo com suas perguntas mal educadas e tentando nos desqualificar conseguimos responder a pergunta. E durante as perguntas e ao explicar sobre o produto eu fiz uma pergunta para ele. E ele não soube responder. Disse que não sabia. Ele se reserva o direito de não estudar, de não ler, de não se atualizar, mas exige isto de todos. Que nome merece esta atitude dele?
Mas, ele gostou do produto, mas fingiu que não gostou. Como podemos chamar esta atitude dele? A impressão que ficou é que ele veio participar do processo seletivo para transformá-lo em um processo de exclusão. Já passei por outro deste tipo. Mas, este foi o pior. Realmente não vejo como esta pessoa conseguiu ser chefe do chefe. Acho que ele teve que puxar o tapete de muita gente. E infelizmente muito tem que esta atitude é uma qualidade empreendedora. Só que você também encontra este tipo de atitude em um presídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário