sábado, 3 de junho de 2017

Emprego: Seleciono para Excluir!

Fui até uma empresa para participar de um processo seletivo. Quando o processo foi iniciado, a pessoa que estava comandando o processo disse que a empresa tem a preocupação de atender bem o cliente para que o cliente sempre volte a comprar e também não negative a empresa. Pois nenhuma empresa séria quer um marketing negativo pelo próprio cliente.
Eu conheço várias filiais e não é esta situação que a gente encontra. Não há esta excelência no atendimento. O atendimento é comum, como qualquer outro lugar. E muitas vezes deixam a desejar. Na verdade, as vezes deixa muito a desejar. Mas, escutei com atenção. E a fala desta selecionadora estava sempre com um olhar reprovador. Já contrariando a própria fala.
Então ela deu duas folhas para cada participante, uma era de dados pessoais e a outra um teste. E deu um tempo para nós terminarmos o teste. Quando foi entregue o teste sem ler ela já foi separando em dois montes. Ficou claro que algumas pessoas já foram eliminadas sem ter seu teste lido ou ter escutado o que a pessoa tem a dizer.  Ou seja, ela teve um “julgamento justo” e depois forca. Julgou o Livro pela capa. Só aqui já vemos que não existe excelência no atendimento, pois não se faz este tipo de julgamento. Empresa que tem esta atitude não pode-se ser considerada séria.
Como ela emprestou a caneta para fazer o teste. Em um determinado momento ela disse que estava faltando duas canetas, pois ela ficou com as tampas das canetas. Ela julgou que alguém tinha roubado as duas canetas, mas para a sua surpresa tinha dois candidatos que estavam terminando a prova. Ela teria que verificar antes de julgar. Ficou claro para todos que ela julga antes de ter um fato concreto. E sua tonalidade de voz e seu olhar era de raiva. Muito reprovadora. Ela forneceu uma péssima imagem da empresa. E acredito que não seja isto que a empresa quer.
Depois ela fez uma dinâmica que perguntava nome, idade, local onde mora, três últimas experiências, e a filial mais próximo de onde mora, se tem uma vaga pretendida ou se está a disposição...
Ela disse também que a empresa só contrata as pessoas para trabalharem próximo de sua residência porque a empresa se preocupa com a qualidade de vida do funcionário. Só que isto não é verdade pois eu conheço várias pessoas que não trabalham na filial mais próximo de suas casas. Então aqui ficou claro que isto é uma forma de eliminar as pessoas.
Depois disso fomos até uma sala que ela disse para nós que passamos no teste, mas não há vagas para o nosso perfil. Se passamos e não somos contratados, significa que não passamos. Isto é lógico e claro. Mais uma de suas mentiras, pois uma empresa que não exige experiência para trabalhar então esta estorinha de perfil não é coerente, principalmente se existem treinamento e integração. E ela se recusou até a falar as vagas que estavam disponíveis. Isto é uma incoerência sem precedente porque se ela pergunta em uma ocasião se temos uma vaga que queremos trabalhar não é sensato esconder a vaga. Mesmo o candidato decidir estar a disposição da empresa. Ela vai estar disponível para uma certa vaga. Que ela tem que saber qual é a vaga para se estar disponível. E mesmo decidir se está ou não disponível. Não tem lógica esconder uma vaga.
Qualquer pessoa que tenha lido um pouco sobre empreendedorismo vai saber que esta atitude é errada. Pois, é comum os autores sobre o assunto usarem uma parte da estória da Alice no País das Maravilhas. Ela perguntou para o gato para onde ela deve ir. Ele respondeu perguntando para onde ela quer ir. E ela respondeu para qualquer lugar e ele disse então que pode pegar qualquer caminho. Com esta estória eles ilustram que a pessoa tem que ter metas, objetivos. E se ela esconde a vaga então ela está totalmente fora de uma atitude empreendedora e está impedindo que os outros a tenham. E para uma empresa que defende que o funcionário tenha a dor de dono, mas sem um espírito empreendedor fica um vácuo enorme entre o que a empresa quer e o que o candidato pode oferecer. Muito ruim isto. O que ficou claro que ela quer excluir mesmo. Se foco não é selecionar para incluir. É selecionar para excluir. Um foco totalmente desumano.
Você conhece o engenheiro que virou sorvete. Ele era bem sucedido em sua profissão, mas decidiu abrir seu próprio negócio e foi fabricar sorvete. Ele abriu mão de várias regalias, inclusive um salário muito melhor do que iria ter. Mas, ele decidiu virar sorvete. E com sucesso! Se ele fosse passar por um processo seletivo com esta pessoa, seria rejeitado, pois ele não tem o perfil para a vaga misteriosa. E se pesquisarmos iremos encontrar vários engenheiros que viraram alguma coisa. Simplesmente decidiram optar em obter ou desenvolver um outro perfil. Com sucesso ou não, mas esta opção é da pessoa. Se vai te sucesso ou não é uma outra questão, mas o desenvolvimento humano não deve ser sacrificado porque uma selecionadora quer excluir. Ninguém vai para um processo seletivo para saber ou perguntar qual é o seu perfil. Existem outros profissionais que fazem isto. E ela não é habilitada para tal. Ela seria uma pessoa que iria fazer um teste vocacional se a pessoa aceitasse tal vocação. É triste.
Foi perceptível que ela estava camuflando uma mentira. Algo que vemos acontecer muito no cenário político hoje em dia. Talvez ela use a uma máxima que diz: mentir com boas palavras. Isto é totalmente antiético, pois a máxima de Kant diz: “Age de tal modo que a máxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como princípio de uma legislação universal". O imperativo categórico de Kant é mostrar que o exemplo pessoal deve ser um modelo para toda a humanidade. E é exatamente assim que as coisas acontecem. Sempre somos exemplo para alguém. Já pensou se este processo seletivo for um modelo para outras empresas. O preconceito, estereótipo e até mesmo estigma seria algo bom. Contrariando todo desenvolvimento científico relacionado ao desenvolvimento humano.
Então refletindo sobre tudo isto, talvez seja uma das raízes porque esta empresa não consegue ter uma excelência em atendimento ao cliente. Uma empresa séria como esta não aceita um atendimento comum. Pois, já no próprio processo seletivo já não há um excelente atendimento. Estou escrevendo este texto porque considero uma empresa séria e que quer ser a melhor empresa no setor. E como também respeito a empresa acho positivo contar esta experiência para ciência de quem interessar.

Eu tentei enviar esta mensagem para a empresa, mas o e-mail da empresa não comporta um texto assim, pois mesmo obedecendo a quantidade não consegui enviar. Então decidi colocar no blog. 
Só que muitas vez as coisas não param porque.  Para mascarar esta técnica de exclusão esta empresa liga para o candidato excluindo e oferece um trabalho que ele não vai querer e caso queira, pois pode dar errado a análise deles. Então ele simplesmente afirmam que irão atualizar o cadastro. Eles ligam oferecendo um trabalho para não aceitar e caso aceite irão não darão o cargo para o candidato para excluir ele mais uma vez. Se eles ligam para oferecer um trabalho e o candidato aceita é só falar para ele trazer os documentos para começar a trabalhar. Eles fazem têm várias atitudes para excluir. Uma mentira para ser escondida tem que ter outra mentira. E é assim que se procurar mentir com boas palavras. Mas, para mim não são boas. Boas atitudes estão ligadas fortemente com a ética!

Nenhum comentário:

Postar um comentário