segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleição

A cada eleição percebe-se que o sistema eleitoral precisa evoluir. Acredito que todos consideram importante a lei do ficha limpa. Mas também é percebido de todos que ainda precisamos evoluir mais. Esta lei é importante e necessária, mas não é suficiente.
Ter uma única urna eletrônica em cada sala demonstra desrespeito ao eleitor. Pois sempre a filas demoradas para se votar. Além de votar no domingo, pois domingo acredito que muitos gostaria de fazer qualquer coisa menos votar. E pegar fila só piora a situação.
Também seria uma grande evolução se na cédula de identidade fosse acrecentado o número da zona e da seção eleitoral, pois assim o eleitor teria um documento a menos. A natureza agradece pois seria menos papel, tinta e fotocópia. E no dia da eleição seria mais fácil para organizar a votação.
Também o voto facultativo é uma grande medida a ser tomada, pois obrigar o cidadão a votar não é nada democrático. E precisamos aperfeiçoar a democracia! Nesta eleição, além de pegar uma fila para votar, também tivemos que aguentar um cidadão cheirando a pinga para votar. Naquele estado que este cidadão estava percebe-se que não tinha condições de fazer a melhor escolha na hora de votar.
Além do direito facultativo de votar, para sermos um país realmente democrático precisamos ter o direito a veto. Os políticos eleitos tem esse direito, e o cidadão também tem que ter.
Outro ponto importante que precisamos conquistar é a fidelidade do voto, pois o voto proporcional é um desrespeito ao eleitor, ao cidadão e a democracia, pois se uma pessoa quer votar em um candidado, este desejo tem que ser respeitado, pois atualmente não é, quando um candidato é  muito votado ele acaba ajudando outros a também serem eleitos. E isto não é honesto, nem ético, e apropósito também não é democrático. Se eu voto em uma pessoa eu quero que o meu voto vai para ele, pois se eu quisesse votar em outro eu o faria. Nem na legenda é respeitado pois, o voto pode ir para um partido coligado, sendo que este partido não foi a minha escolha. Que democracia é essa que eu voto em um e vai para outro. Isto é um absurdo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário