domingo, 8 de julho de 2018

O Dia-a-Dia de um Chefe

Um pouco de ficção é bom. É divertido e também pode ser também instrutivo ou esclarecedor. Mas, quase sempre é apenas uma estorinha.
Mr. Colinando morava em vilarejo muto bem localizado, pois ficava perto de um metrópole e do outro lado havia um grande lago. Muito utilizado para o lazer de várias pessoas inclusiva as pessoas que moravam na metrópole e pequenos comerciantes ganhavam seus sustentos lá. Também ao norte havia grandes montanhas que também era muito usada para quem gostava de alpinismo, ciclismo, parapente, asa delta e também para que gostava de acampar. E os hotéis do vilarejo também sempre estavam ocupados por esportistas e aventureiros.
O mrs. Colinando tinha um alto cargo em uma empresa. Era esforçado, sabia falar em púbico e estava sempre sorrindo. E conhecia muito bem seu negócio. E sabia fazer contas. Era um verdadeiro empreendedor. Muitos diziam que estava perdendo tempo, pois ele deveria abrir seu próprio negócio. Este era seu perfil público. Mas, estas pessoas não conheciam ele em momentos não públicos. Nestes momentos ele gritava com funcionários, xingava e até mesmo ridicularizava muitos. Ele exigia que fosse usado o termo colaborador e não trabalhador. Pois, segundo ele, trabalhador estava repleto de preconceitos e estigmas. Uma vez um colaborador questionou a mudança de termo, porque não houve aumento de salário, não houve aumento de benefícios e também não houve mudanças no trato com os funcionários. Ele não respondeu mas exibiu sua grande cabeleira e depois de algum tempo este colaborador foi mandado embora.
Ele como um grande chefe desta empresa, ele forçava os funcionários a fazer vendas casadas. E quem queria conservar seu emprego e continuar a ser trabalhador com o título de colaborador teria que fazer tal procedimento.
Só que um belo dia ele foi transferido de setor. O mrs. Colinando tinha um novo desafio pela frente. Era como se fosse uma outra empresa. Novas regras, novos funcionários, nova remuneração. Uma outra situação. E esta empresa dava um brinde que era retirado na empresa onde mrs Colinando fez a sua carreira. Mas, o precedimento imposto por ele continuava em vigor.
E quando ele descobriu que estava fazendo vendas casadas. Ele imediatamente ligou para a loja e fez o de costume, esculachou o responsável pela setor. Disse que era um absurdo este tipo de venda e que não era postura de um trabalho de qualidade. Ele soube puxar muito bem as cordinhas do líder em questão. Que também reproduziu muito bem o esculacho.
O mandamento era esculachai-vos uns aos outros. Atitude também imposto pelo mrs. Colinando.
Mrs. Colinando demonstrou como funciona o maquiavelismo na prática. Ele primeiro manda e depois rechaça que segue suas ordens. E até manda embora!
Também teve uma atitude antiética porque ele devia seguir a hierarquia da empresa, pois ele não era mais chefe deste setor. Deveria passar o caso para quem era de direito e não fingir que era chefe ainda de lá.
Mas, mrs colinando estava com um problema, pois neste caso não houve venda casada. E ele além de ser ignorante, maquiavélico e antiético, cometera um grande erro. E como ele poderia cometer este erro, pois se considerava o melhor chefe de todos os tempos. Então resolveu mandar clientes fingir que não era um cliente do outro setor para ver se pegava o funcionário praticando o que mrs. Colinando mandava. Mas, ele não era mais chefe de lá. E o entendimento de todos era não seguir os erros do mrs Colinando. Ele mandou vários cliente fazer isto, mas mrs. Colinando já estava ultrapassado!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário