quinta-feira, 26 de julho de 2018

Alcance da Liderança

Ser líder não é tarefa fácil. Os desafio são grande, mas a primeira coisa é querer ser líder. Tudo, pode ser considerado, começa com o desejo. Depois vem a vontade, é claro. Não existe liderança sem o líder se preocupar com o seu desenvolvimento pessoal. Para tanto metas pessoais devem ser uma constante em sua prática diária. Ler muito e se dar a oportunidade de aprender sempre é um quesito fundamental. Mas, não existe líder correto em uma empresa injusta. Uma empresa ruim, faz líder ruins, mesmo ele querendo ser bom. Quando isto acontece, o líder fica a merce da opinião misiricordial  de seus liderados. Um líder sem foco é pior que uma empresa ruim? Ou um líder com foco errado é tão prejudicial do que um empresa ruim? Perguntas importantes e de difícil percepção quem influencia quem, empresa ou líder.
Mas, vamos a ficção. 
Jindou era um líder de uma empresa. 
Um líder tem muitas obrigações. Ele tem que treinar seus liderados. Desenvolver argumentos para o liderado realizar sua função frente ao cliente. Ajudar a vender. Se preocupara com as atividades burocráticas. Ser um exemplo para seus liderados. E não deixar sua vida pessoal se misturar com a profissional. Tratar seu funcionário com muito respeito e tato. Não expor seus funcionários ao ridículo é o mais importante a ser feito. Principalmente se a empresa for ruim. 
Pois, o trabalhador, que atualmente é chamado de colaborador, e sendo que a diferença é só no nome. Tem alma e a alma é o mais importante parte do ser. Então é o que mais tem que ser respeitado. É a parte mais sagrada que um líder deve respeitar.
Jindou era um líder que estava preocupado quanto de dinheiro tinha no seu bilhete único, quanto tinha de crédito em seu celular. Até seu vale refeição foi investigado por ele.  Até deu um jeito de invadir seu e-mail para ver o que tinha lá. E o interessante é que tudo a mando de um outro líder que foi do meso setor. 
Então percebemos que ética passa muito longe das atitudes deste líder. 
Ele tem tantas coisas para se preocupar, mas fica se intrometendo na vida pessoal de um de seus funcionários. 
E não satisfeito começou a perseguir o funcionário expondo ele a situações vexatória. E usa como desculpa que está se preocupando com a qualidade da empresa e também que está treinado este funcionário. 
- Treinando para quê? Perguntou um outro líder.
Jindou respondeu:
- Ele está sendo desenvolvido.
- Mas, você perguntou para ele? Ele está sabendo? E ele quer ser desenvolvido por você?
- Não, respondeu ele. 
O outro líder falou:
- Ele tem que saber, e tem que autorizar, se não você além de não respeitar ele. Você está não está tendo ética.
Como eles estavam conversando em um lugar público, um senhor grisalho, de barba muito bem delineada e com um livro na mão falou:
- Vocês desenvolvem o ser humano. Muito bom, o mundo precisa disso.
- Mas, me responda, por favor, o que é desenvolver o ser humano?
Os dois se olharam e descobriram que não sabiam responder a esta pergunta. Mas, mesmo assim tentaram:
Jindou disse:
- A gente mete pressão nele. 
Kelole que influenciava muito Jindou disse eufórica:
- É mesmo, a gente fica de olho esperando um pequeno erro para esculachar o funcionário. E expor ele ao ridículo. 
O senhor olhou para o olho deles e disse;
- Isto não é ser líder, é ser sádico. 
Então eles procuraram se defender dizendo:
- Um empresa tem a responsabilidade de ajudar o colaborador a aprender.
Então o senhor disse:
- Defina o que é aprender?
Aprender é aprender disse um deles.
Com uma pequena risada intencional, o senhor com muito respeito disse:
- O processo de ensino e aprendizagem é algo muito complexo. E já que você dizem que evoluem as pessoas você precisam estudar mais sobre este processo. E te dou uma pequena dica, leiam livros a respeito. Psicologia do desenvolvimento é uma boa opção. São vários pensadores que postulam muitas de suas percepções interessantes de seus estudos. Pois, cada um tem a sua visão de mundo e de ser humano, pois a subjetividade é o que mais se encontra.
Não estacione sua leitura somente em Freud, Jung, Vygotsky. Considere também Erik Erikson, Valter Benjamim, Max Weber, Durkheim e Martin Buber. Na verdade tem mais
Não se faz um líder lendo historinha em quadrinhos e livros de auto ajuda. São leituras cujo objetivo está fora de alcance deste objetivo.
Tanto Jindou quanto Kelole agradeceram a explicação e saíram.
Jindou não entendeu muito bem o que este senhor quis dizer, mas uma coisa lhe intrigava, pois ficou interessando em o que é subjetividade. 
Já Kelole se intrigava com outra questão, o que é percepção.
Mas, o que realmente os dois não entenderam é o que é postular.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário