quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Você Foi Selecionado?

É só anaisando estes processos que aprendemos que a exclusão é o dilema deles. A criatividade para isto é constante, pena que não é para o oposto. Mentir com belas palavras é o que usam para camuflar a exclusão. Infelizmente a nossa sociedade está pautada nisto, mentir com boas palavras. Neste processo aconteceu muitas coisas para analisar.
Depois de uma das fases do processo seletivo para um emprego, tinhamos que responder um questionário que estava escrito que não existe resposta certa ou errada. Um questionário psicológico, se não tem resposta certa ou errada então porque perguntaram? Será que eles gostam de perder tempo? Ou querem enxer linguiça? E se houve pessoas que não passaram para outra fase então significa que existe sim resposta certa ou errada. Já nisso vemos que é a primeira mentira com boas palavras.
Depois foi dito que deveríamos levar um diploma ou certificado de conclusão de curso superior ou um documento que se está estudando. E tinha que levar uma cópia. E muitos tiveram que providenciar este documento na última hora. Só que durante o processo seletivo eles não fizeram nada a respeito. Só pediram por pedir. E esta atitude é muito ruim pois e se acontece alguma coisa que a pessoa perde o diploma, como ser assaltada. Ele não ajudarão a tirar um outro diploma. Pedir algo que não vai usar não é uma atitude correta. Talvez eles não acreditaram que algum candidato tenha curso superior então pediram. Não quero acreditar que eles abriram a pasta de alguém para ver o documento. São tantas coisas erradas que até pensamos nestas coisas. Mas não duvido!
Quanto estávamos na sala havia várias pessoas para nos analisar. Tanto pessoas do RH e outros da empresa que estava contratando. E alguns deles estava com as pernas cruzadas, e sabemos que esta atitude significa recusa, significa que alguém já tinha sido despensado antes mesmo de começar o processo. Até mesmo os braços foram cruzados. Quando o processo estava em andamento comecei a observar mais os selecionadores, e alguns estava analisando o exterior,igual a julgar o livro pela capa. E só estavam esperando quanquer deslise para dispensar o candidato, pois na verdade este candidato já estava recusado. Só precisava de um motivo. É a regra do muro branco com uma pinta preta. Eles não procuram ou consideram o muro, ficam procurando o ponto preto. Para dizer, olha aqui o ponto preto.
Quando fomos nos apresentar. A selecionadora disse que iria fazer uma coisa diferente, não seria o que estamos acostumados a fazer. Que é chato. Que é dizer o nome, idade, escolaridade, aonde mora e experiência profissional. Seria algo mais legal, nós iríamos falar o nome,idade, ecolaridade, onde mora e experiência profissional. Só que para nos ajudar iriamos responder três perguntas como o que aprendemos, o que levamos e o que pretendemos. Quer dizer foi a mesma coisa, mas ela disse que seria mais legal, ou seja, uma outra forma de camuflar a mesma coisa.
Depois que o resultado saiu, a selecionadora que conduziu todo o processo disse que não é porque não passamos que não somos bons candidatos. Nossa que legal; as pessoas não querem querem ser contratadas elas vão para um processo seletivo para ser bons candidatos. Não sei o que é pior ela ter falado isto ou nós termos que escutar. E que queriam que levássemos esta experiência para toda a vida. Levar o que? Uma forma camuflada de exclusão. De mentira com boas palavras. Acho que as pessoas não precisam deste tipo de experiência.
Ela também tentou manipular dizendo que é difícil selecionar alguém. Para mim foi bem fácil, pois alguns já foram excluido logo no início. Outros foram julgados pelo exterior, então sobrou os que foram aceitos. Bem fácil. Mas, ela pediu para agente escolher alguém que contratariamos e quando falamos e cada um escolheu alguma pessoa diferente um dos outros. Ela usou isto para tentar converser que os selecionadores também tem suas escolhas pessoais e que isso não se pode abrir mão.
Primeiro, os selecionadores tem treinamento para fazer a seleção, e os candidatos não. Então aqui já percebemos que esta comparação é descabida. É pura manipulação. Na questão que não se pode abrir mão de nossas escolhas pessoais é uma questão muito complicada. Pois, o que nos torna seres humanos é justamente abrir mão de nossas inclinações. Se formos agir por extinto estamos negando toda a nossa humanidade e também nosso ser. Já pensou se todos agirem somente de acordo com suas inclinações. O mundo seria uma grande barbárie, confusão e tristeza. Um selecionador tem a inclinação de escolher uma pessoa, mas percebe que uma outra iria vender mais. E por aí vai, negar as nossas tendência muitas vezes é o que prova que somos seres humanos, pois é aí que promovemos um grande desenvolvimento para nós mesmos. É por isto que existem as metas. E também se não abrirmos mão de nossas escolhas nunca deixaremos as pessoas a nos surpreender. Pois se temos umjulgamento justo e depois forca. Se perde a oportunidade de nos surpreender. Não podemos fazer do mito da caverna uma realidade.  E ela ainda tentou fazer a gente aceitar que a palavra do processo que deveriamos levar conosco é a palavra respeito. No começo eu pensei que era uma piada. Uma piada sem graça.
Está de brincadeira, respeito a quem? Não aos candidatos, pois vemos que aconteceu um desrespeito camuflado, uma mentira com boas palavras. Eles até são capazes de colocar alguém como candidato para tentar defender o pessoal que seleciona como pessoas tão boazinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário