quinta-feira, 4 de maio de 2017

Um Centavo tem Muito Valor

O que significa um centavo? Significa muito! Pode acreditar! Uma vez eu passei por uma experiência muito interessante com relação a este assunto. Em um supermercado, na verdade é hipermercado, mas por motivos financeiros este estabelecimento ainda é super. Entrei, e fui escolher o que iria comprar. Depois de algum tempo, já com os produtos escolhidos fui ao caixa para finalizar a compra. Depois de passar todos os produtos a mocinha do caixa disse  o valor. Vamos supor que era R$35,99. Por sorte eu tinha R$35,00 em dinheiro de papel e uma moeda de um real. Depois de separar o dinheiro, eu paguei as compras dando o dinheiro para a moça do caixa. Ela recebeu o dinheiro e não falou nada. E até disfarçou. Então eu perguntei para ver qual era a reação dela:
- Quando deu a conta mesmo?
Ela respondeu com muita convicção:
- A conta deu R$36,00.
Então eu resolvi fazer mais uma pergunta para ver se ela seria mais precisa em sua resposta:
- Tem certeza?
Ela respondeu que sim.
Então eu disse para ela que a conta não deu R$36,00 e sim R$35,99.
Então ela fez uma cara de nojo e disse:
- Você vai querer um troco de R$0,01.
Eu disse que sim, pois se eu deixar um centavo aqui outro ali e outro acolá. No final do ano eu compro um panetone muito gostoso. Só com o dinheiro economizado deste valor pequenino.
Orientado por seus superiores ela disse:
- Se fosse o contrário, o senhor teria um centavo de troco?
Então eu disse:
- Primeiro eu não estou vendendo nada para você. E segundo quem tem que ter o troco é você. É responsabilidade sua e não minha.
Então demonstrando um pouco de agressividade abriu o caixa e percebeu que não tinha uma moeda deste valor. Então tentou mais uma vez de escapar de dar o troco para mim. E disse:
- Eu não tenho uma moeda de um centavo. Eu posso ficar devendo?
Então, eu com um pequeno sorriso, disse:
- Se fosse o contrário, você deixaria eu ficar devendo para você?
E ela disse que não, e pegou uma moeda de R$0,05 e me deu. Então eu agradeci eu fui embora. Com esta experiência podemos nos perguntar: Quanto vale uma moeda de R$0,01.
Mas, eu tive que voltar para o mesmo estabelecimento, não só mais uma vez, mas algumas vezes, porque era próximo do trabalho. E como é de costume arredondar o preço dos produtos para que a soma seja sempre com o final de 99 centavos.  Aconteceu novamente só que o valor inteiro era outro, mas os 99 centavos apareceram de novo, forte e vibrante.
Só que desta vez a caixa tinha o um centavo de troco. É lógico que tive que pedir o troco, pois a técnica de fingir que o valor da compra não precisa deste tipo de troco continua. E desta vez o diálogo foi menor. E a outra vez que fui este mesmo lugar fazer algumas comprar os 99 centavos apareceram novamente, e o caixa tinha o troco correto, mas eu fiquei observando que todos os caixa tinha alguns centavos para dar de troco. Mas, mesmo assim sempre tentando não dar este troco.
Fiquei pensando, quanto que é a soma no final de um mês se  eles se recusando a dar um centavo de troco. É uma grande quantidade de dinheiro que entra sem pagar impostos. Será que este é o objetivo?
 Aqui, se pensarmos neste contexto a resposta a pergunta; quanto vale uma R$0,01 será diferente da primeira vez que a pergunta apareceu no texto.
Podemos, pensar no seguinte. Quanto custa para o governo produzir uma moeda de um centavo? É uma pergunta que podemos avaliar o governo, pois se ele gasta um valor superior a um centavo significa que a economia não vai bem. Talvez a taxa de juros esteja muito alta. A inflação está muito forte. As dívidas interna e externa também estão muito alta. E também na questão da dívida externa talvez o governo não está tendo bons negociadores. Pois, se a taxa é muito alta e dependendo da forma que se é negociado o Brasil está saindo perdendo. Talvez esteja acontecendo alguma forma de corrupção?
 Mas, o que fica muito claro é que o governo não está dando a devida atenção a economia do Brasil como um todo. Além de ser uma questão financeira e econômica também é uma questão ética. E muito bem evidenciada através de um simples moeda de um centavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário