quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Você é especial: Somos Únicos e Importante

O ser humano se comunica de várias maneiras. A fala, a escrita e o gesto são maneiras de interação com o mundo em que vivemos. Até mesmo a roupa faz nos conhecer um pouco de quem somos. Um uniforme, uma farda, uma roupa para praticar esporte, uma roupa para ir ao trabalho, uma roupa para dormir, para ir a uma festa, para ir para a igreja revela um pouco de quem somos.
A oração e as escrituras são formas que Deus utiliza para se comunicar conosco. Também uma forma de comunicação que usamos é a linguagem através de símbolos. Para quem dirige é bem fácil entender esse conceito. A faixa de pedestre é um símbolo. Quando acenamos para uma pessoa, ou quando levantamos o polegar estamos querendo passar uma informação. A vida é cheia de símbolos, e estamos sempre se comunicando através deles. Deus nos deu um símbolo para nos mostrar que somos únicos. As impressões digitais é um símbolo que somos únicos, que não existe outro igual a nós. O ser humano quanto indivíduo é único, indivisível e insubstituível. Pode-se encontrar uma pessoa parecida e até mais capaz, mas não será igual a você.
Mas você deve estar se perguntando que há uma probabilidade que nasça outro com a mesma impressão digital? Isso pode acontecer, mas a probabilidade é muito pequena. Mas Deus também sabe disso, por isso que ele proporcionou uma outra coisa para nos faz especiais. Nós temos a nossa disposição o contexto social em que vivemos, as experiências no dia a dia faz nos seres especiais. Pois, já é quase impossível que duas pessoas tenham a mesma impressão digital, e considerando todos os dedos e que existam no mesmo tempo e espaço é impossível e com as mesmas experiências de vida torna-se impossível mesmo. Mesmo que seja possível, a percepção da realidade é diferente, pois uma experiência de vida para um não vai ter um mesmo valor para outro.
Mas não para por aí, Deus nos deu dons. Estes dons, talentos e até mesmo a teoria das inteligências múltiplas mostram que a qualidade que temos é única e necessária. Pois Deus nós fez seres sociais para que os nossos dons sejam sempre válido para a nossa própria felicidade e para a dos outros. Em sua sabedoria Deus não deu todos os dons para uma única pessoa. Isso acontece para que possamos viver em comunidade, interdependência. Em 1 Coríntios lemos: “Ora, há uma diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo... Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos... E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que aparecem ser os mais fracos são necessários.” (12:4,14, 21-22) Esta passagem bíblica nos ensina que todos somos importantes. Outro texto sagrado ensina: “E abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.” (Atos 10:34-35)
E junto com o que já nos faz pessoas especiais, estes dons reforçam ainda mais este pensamento, somos seres humanos únicos, especiais e importante. Joseph B. Wirthlin: “O Senhor não povoou a Terra com uma vibrante orquestra de personalidades para apenas valorizar os flautins do mundo. Todo instrumento é preciosos e contribui para a complexa beleza da sinfonia. Todos os filhos do Pai Celestial são diferentes entre si em alguns aspecto, mas cada um tem seu belo som que acrescenta significado e beleza ao todo. Em si, essa variedade da criação já é testemunha de como o Senhor valoriza todos os filhos.” “Irmãos e irmãs, se simplesmente tivéssemos mais compaixão pelos que são diferentes de nós, isso amenizaria muitos dos problemas e aflições do mundo atual. Isso sem dúvida faria de nosso lar e da Igreja lugares mais sagrados e celestes.”(A Liahona,p.18,mai/2008)
Só que Deus em sua sabedoria ainda reforçou mais esta qualidade que faz parte de nosso ser. Somos sempre especiais para alguém, há pessoas que são felizes quando somos felizes. Sempre tem alguém que se importa com a gente. Mesmo que esta pessoa não se manifeste ou que nem sempre está perto de nós. Mas sempre somos alvo da atenção de alguém. Sempre podemos fazer a diferença na vida de um outro ser humano. E todos merecem que alguém faça esta diferença. E é fazendo a diferença na vida do próximo é que estamos fazendo a diferença na nossa vida. Então somos seres humanos únicos e especiais para os outros e para nós mesmo. Spencer W. Kimball disse: “Deus sabe de nós e vela por nós. Mas, geralmente, é por intermédio de outra pessoa mortal que ele satisfaz nossas necessidades. Por isso, é vital que nos sirvamos uns aos outros...” (A Liahona, dez/1974) Praticando este valor de vida plantaremos felicidade, como disse Thomas S. Monson: “A felicidade impera quando existe respeito genuíno uns pelos outros.” (A Liahona, p.105, jan/1993) Buscar a felicidade é servir a Deus. Mas como servir a Deus? Em Mosias 2:17 aprendemos: “E eis que vos digo estas coisas para que aprendais sabedoria, para que saibais que, quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus.” Precisamos do próximo para se aproximar de Deus. E precisamos de Deus para sermos felizes. E precisamos ser felizes para termos uma vida saudável tanto individualmente como socialmente. E é na coletividade que se faz o ser humano. Também neste mesmo livro lemos: “Acreditai em Deus; acreditai que ele existe e que criou todas as coisas, tanto no céu como na Terra; acreditai que ele tem toda a sabedoria e todo poder, tanto no céu como na Terra; acreditai que o homem não compreende todas as coisas que o Senhor pode compreender.” (Mosias 4:9) Deus é digno de toda a nossa confiança. Uma das formas que podemos saber se a pessoa está se aproximando de Deus é: “A cortesia é uma decorrência natural da influência refinadora do Espírito do Senhor. Pressupõem a presença de bondade e uma inerente consideração pelo conforto e bem-estar alheio.” (Bruce R. McConkie) Podemos contribuir para mudar a natureza humana. Nesse sentido Thomas S. Monson disse: “O verdadeiro amor pode modificar vidas humanas e mudar a sua natureza.” (A Liahona, p.105,p.125,mai/2009)
Todo pai, toda mãe quer ver seus filhos serem bem tratados e aceitos por todos. Quando damos uma bala, um doce para uma criança, o pai ou a mãe é que sente o gosto desta bala, deste doce. Os filhos têm grande influência sobre os pais. E o Pai Celestial fica feliz quando tratamos bem um de seus filhos. Então, somos seres especiais para nós mesmo, para os outros e para Deus. Deus te ama. Da mesma forma que você ama seu pai, sua mãe, filhos e cônjuges, Deus te ama. Deus é essência do amor. E quando o amor é transmitido em nosso contexto social é uma forma de agradecer a Deus por nossas vidas e por toda a criação dele.
E como a vida não é só para esta vida. Então somos especiais para sempre! Eternamente especiais. Mas não somos especiais sozinhos, todos somos especiais e quando estamos em uma sociedade que permite que todos sejam especiais a alegria e felicidade será maior. E este é um do propósito da vida, que a alegria e a felicidade seja popularizada. Não podemos transformar a felicidade em artigo de luxo. Nem em fuperfolo. Não temos esse direito. A felicidade tem que ser algo comum.
Já foi dito que Deus e Jesus Cristo fez muito por nós, na verdade ele faz mais por nós do que nos mesmo. É só observar a Terra, as estrelas, as flores, mares, animais e a nós mesmos. Além de tudo isso que já conversamos. Somos seres humanos especiais, todos, sem exceção. Não caia no conto de se fingir de morto e imaginar as pessoas chorando a nossa volta. Para percebemos que somos especiais. Esta atitude no início até da resultado, mas depois vem uma tristeza muito grande. E depois depressão. Reconhecer a criação de Deus é muito mais eficiente. Mas Deus não parou por aí. Deus providenciou muitas pessoas sábias para nos ajudar neste caminho. Se estudarmos história poderemos aprender com estas pessoas. Na humanidade tem aparecido filósofos, pensadores e cientistas, etc que tem auxiliado e contribuído com seus ensinamentos. Existe muito conhecimento para sabermos, para conhecermos, os verdadeiros valores que devemos ter para a felicidade deixar de ser um artigo de luxo. Pois, a riqueza da felicidade é a sua popularização.
Mas, nós precisávamos de uma pessoa modelo e Deus mandou o seu filho mais velho para nos ajudar. Como todo irmão ou irmã que quer caminha no mesmo caminho do irmão mais velho. É muito sábio Deus enviar o nosso irmão mais velho para ser o nosso modelo, foi então que nasceu Jesus Cristo. Seu exemplo é perfeito que é perfeitamente seguível. David o Mckay afirmou: Jesus é a fonte de nosso alívio, a inspiração de nossa vida e o autor de nossa salvação. Se quisermos saber como deve ser o nosso relacionamento com Deus, comparemo-lo com o que teve Jesus Cristo. Se desejarmos conhecer a verdade da imortalidade da alma, temo-la exemplificada na ressurreição do Salvador. Se quisermos aprender qual é a maneira correta de vivermos entre nossos semelhantes, podemos encontrar o exemplo perfeito na vida de Jesus. Sejam quais forem os nossos mais nobres desejos, nossas mais elevadas aspirações e ideais em qualquer fase da vida, podemos olhar para Cristo e encontrar a perfeição. Portanto, sempre que procurarmos encontrar o padrão para o vigor moral, precisamos apenas ir ao homem de Nazaré e nele encontramos todas as virtudes necessárias para tornar-se um homem perfeito.”
A Bíblia afirma: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (João 3:16-17) O interessante é que este texto diz que ele foi enviado para o mundo e não para algumas pessoas. Seu exemplo e sacrifício conhecido como sacrifício expiatório faz com que todos tenhas a oportunidade de fazer a diferença na nossa vida e na vida do próximo.
Para Deus todos somos importante e está na hora que também nós tenhamos a todos como importante. Tendo em mente o exemplo de Jesus Cristo, Joseph Smith afirmou: “O homem que se sente cheio do amor de Deus não se contenta em abençoar somente a sua família, mas vai por todo mundo, com o desejo de abençoar a toda a raça humana.” E podemos fazer muito, James E. Faust: “A amizade nos enche de felicidade e amor.” (A Liahona, p.116,nov/2005) Temos que ser amigos. As pessoas que somos amigos retribua com a sua amizade também. E é neste contexto que nasce a amizade verdadeira. A felicidade verdadeira, o verdadeiro respeito a Deus e tudo o que ele fez para todos nós. A ciência de um modo geral também contribui, mas não substitui o calor humano, amizade, cortecia, gentileza e amor. Gordon B. Hinckley : “A medicina ajuda, mas palavras carinhosa conseguem operar milagres.” (A Liahona, p.72,jul/1989) Os valores de respeito, companherismo, amizade, cortesia, gentileza, ética, honestidade, sinceridade ... tem como resultante o amor. David B. Haight: “Saber que devemos amar não basta. Mas, quando o conhecimento é transformado em ação, o amor nos garante as bênçãos do céu.” (A Liahona, p.19, jan/1983) Nesse mesmo sentido: Thomas S. Monson: “O desejo de elevar, disposição de ajudar e a bondade para dar vêm de um coração cheio de amor.” (A Liahona, p.67,jan/1988) Amor gera amor para as pessoas que tem este amor ou que quer ter. M. Russel Ballard: “Nunca esqueçais que o Senhor pode realizar um milagre na vida das pessoas por meio de vós.” (A Liahona, p.99, jan/1994) Somos seres humanos especiais para Deus e podemos ser também atuantes. Toda hora e todo lugar temos a oportunidade de fazer a diferença. Marvin J. Ashton: “A cortesia não é uma conduta incomum que deve ser reservada para ocasiões especiais ou para determinadas pessoas. É um modo de vida de grandioso significado, quer ela seja usada no lar, no escritório ou na rodovia...internet, msn...face, whatssap. As boas maneiras aprendidas e usada no lar virão à tona naturalmente em nossa associação com os homens.” (A Liahona, fev/1977). Praticar a cortesia é fazer que o ambiente social esteja pronto para receber a influência do Espírito Santo. A cortesia já é a sua influência.
Russell M. Nelson: “Os verdadeiros amigos nunca puxam para baixo, eles sempre a elevam.” (A Liahona, p.47,mar/1987) Essa é uma das característica de um amigos verdadeiro. E todos precisam de amigos verdadeiros. Que tal você ser um amigo verdadeiro de alguém?
Thomas S. Monson: “O amor é o catalisador de onde provém a mudança. O amor é o bálsamo que faz a alma sarar. Mas o amor não cresce como erva daninha, nem cai como chuva. Ele tem seu preço.” (A Liahona, p.65,jan/1988) Valores de vida são o seu preço. E também o preço do amor é o amor, pois o amor é intensificado com o amor. E todos precisamos de mudança. Mayola Miltenberger: “A meta de conquistar a felicidade é uma busca suprema em nossa vida.” (A Liahona, p.39, mar/1988)
Não tem nada mais importante, mas temos que contribuir, ajudar a todos e não ser egoístas, onde há egoísmo não pode haver felicidade, amor ou amizade. Joseph B. Wirthlin: “Os momentos mais preciosos e sagrados da nossa vida são os coroados pelo espírito de amor. Quanto maior for o nosso amor, maior será a nossa alegria. No final, o florescimento desse amor será o verdadeiro indicador do sucesso na vida.” (A Liahona, p.30,nov/2007) Se um sucesso não tiver amor esse sucesso não é sucesso. É enganação. É ilusão. Marvin J. Ashton: “Um coração compreensivo e amoroso é o pináculo de todas as emoções humanas.” (A Liahona, p.16,jan/1989) O amor é um modo de fazer a diferença. Quando estamos amando o próximo estamos na verdade sendo seres humanos únicos, importante, indivisíveis e insubstituíveis, ou seja, somos especiais para nós mesmo, para o próximo e para Deus.

20 comentários:

  1. É surpreendentemente bom encontrar um texto que reproduza tão fielmente as minhas crenças pessoais...há muito tempo,não me sentia conformada em acreditar na nulidade que preenche a vida de tantas pessoas ou na falta de desejo da maioria em saber qual é o seu real propósito na vida...adorei encontrar nesse texto esse convite à reflexão, que nam inha opinião é um exercício revigorante para alma.De Maneira condensada e clara pode-se encontrar nesse texto verdades de cunho eternoe que dão uma razão pela qual descobre-se que valea pena viver...espero que mais pessoas o leiam e reflitam sobre seu conteúdo.Certa vez um amigo me disse que ´´ viver é algo raro,pois a maioria das pessoas somente existe.``Isso é verdade...que deixemos somente de ´´existir´´ e começemos a viver,sendo conhecedores ativos de nosso propósito aqui...por que afinal...somos todos muito,muito especiais.

    ResponderExcluir
  2. Amei o contexto abordado, é super rico em palavras, simples e objetivo. O modo de comparar coisas do nosso dia-dia com os ensinamentos de Deus, ficou fantástico!
    Realmente fomos feitos com a inteligência Divina, e temos que usa-lá de modo correto, como foi expresso neste texto.
    Espero que outras pessoas também tenham a oportunidade de ler, e ver de outro parâmetro como somos únicos,importantes e insubstituíveis.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por sua visita ao meu humilde
    blog, eu li seu texto ( estudo) nos fala do amor
    de Deus, seu plano de salvação, seu amor sem
    igual, muito precisam ler e ouvir está palavras
    Palavras eternas. parabéns...! continue...eu
    estarei atento.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Nem sei como e quando começamos a converssar... E nos tornamos amigos... Mas acredito que nada em nossa vida é ao acaso!!!
    Vc trouxe com aquele e-mail que é este texto em questão REFLEXÃO no momento em que eu "precisava" como ja lhe disse!!! Só tenho a agradecer nossas converssas e que vc logooo publique seu livro tenho certeza que será uma excelente leitura!!! Um abraço...

    ResponderExcluir
  6. Adorei tudo que li, por isto me tornei seguidora com muito prazer!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o blog gostei muito do texto.realmente todos somos iguais perante os olhos do pai e ele sempre coloca pessoas no nosso caminho para nos ajudar.esse link e da musica "alguem precisa da tua luz "tem muito haver com o texto. http://www.youtube.com/watch?v=mFuTqQ9E6v8

    ResponderExcluir
  8. oii
    posso só dar uma sugestãozinha..não faça textos muito compridos senão algumas pessoas não lerão...mas adorei o fato de vc escrever mto bem e coisas mto interessantes!! vc conseguiu mostrar q todos são especiais exatamente pq são únicos...Deus nunca fez nem gemeos identicos serem iguais, ou seja somos únicos e especiais..e assim q devemos ser!!
    adorei o blog!!

    bjaumm :**

    ResponderExcluir
  9. adoreiiii o texto muito bom mesmo...continue escrevendo textos maravilhosos como esse para nós...e adorei o blog tbm...
    bjo bjo...

    ResponderExcluir
  10. Gostei ... isso nos faz pensar muito em quem somos

    ResponderExcluir
  11. Achei este texto lindo de facil leitura e que expressa fielmente oque todos guardamos no fundo do coração muito bom saber que vc conseguiu tirar isso de dentro e mostrar com tanta perfeição o quanto somos perfeitos afinal somos imagem e semenhança de Deus não poderiamos ser diferentes.
    Que Deus te abençoe e ilumine pra que possa nascer mais pérolas como essa.
    Fátima

    ResponderExcluir
  12. Oiiiiiiiiiii Lindo.
    Nem sei como começamos a conversar mas nos tornamos amigos e hoje nos falamos praticamente todos os dias
    posso só dar uma sugestãozinha..não faça
    textos muito compridos senão algumas pessoas não irão ler....mas mas você escreve muito bem, se expressa muito bem com suas palavras existe um sentimento nelas
    Nos faz repletir e ver quem somos beijokas

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito de tudo que vc escreveu....e espero que essa amizade que começou hoje dure por muito mais tempo...obrigada pela mensagem que tocou muito meu coração pois quando vc esta meio descrente de algumas coisas aparecem pessoas como vc para mandar essas palavra de amor e alegrar um pouco nossos corações...obrigada...beijosss

    ResponderExcluir
  14. André...
    Parabéns é lindo nao vira tamanha expressao de gratidao e afeto! Obrigada! Todos nós precisamos sentir e saber que somos especiais e unicos e vc transmitiu isso por meio deste texto é lindo amei!

    ResponderExcluir
  15. meu anjo....como é bom ler suas mensagens...é muito gratificante... vc realmente é especial...o Pai Celestial não colocou vc entre nós por nada....Ele sabia que vc nos passaria muito aprendizado..obrigada pelo carinho

    sua sempre amiga..Marli

    ResponderExcluir
  16. eu amei vc se expressar bem gostei muito vou ler sempre vc fez eu ver que somos todos especiais e importante vc fez pensar o que somos obrigado e parabéns por escrever tão bem continua assim bjs vanessa

    ResponderExcluir
  17. parabens inteiramente de acordo com o q disse vc sabe usar bem as palavras ..... bjao

    ResponderExcluir