quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Matemática representa a vida e o processo de humanização


A matemática é uma forma de conhecimento que contribui para que o ser humano conheça a natureza e conheça o próprio ser humano e com este conhecimento promover a vida. Para todos as pessoas.  E pode-se promover o processo de humanização. Sem este conhecimento na há desenvolvimento. Não podemos crescer.
A natureza utiliza muito da matemática para viver. A matemática deixa a natureza mais bonita. Sem a matemática não existia a natureza. Um grande exemplo é o jacaré. O que define se vai nascer macho ou fêmea e a temperatura. Pássaros que voam em formato de um V deitado ou voam em formato do sinal de maior da matemática ou menor dependendo para onde eles estão indo. Neste formato há economia de energia, o pássaro da frente é o que gasta mais energia facilitando o vôo do outros pássaros, utilizando este método pode-se atingir distâncias maiores do que um pássaro só. E por isso que estes pássaros se revesam em assumir a ponta do conjunto. Também vários pássaros gostam de voar em sincronismo que também é uma demonstração de matemática vetorial.
O ovo também é uma demonstração de matemática, pois ele é resistente por fora, mas não tão resistente por dentro, facilitando a perfuração do ovo ao nascer. Faça uma experiência, aperte um ovo de galinha entre as palmas da mão. Dependendo da posição, você não vai conseguir quebrar o ovo. A posição deitada é muito resistente é só entrelaçar os dedos com o ovo com as pontas encostadas nas palmas das mãos e tente quebrá-lo. Dificilmente irá conseguir. A grande quantidade de flores em formato de triangulo, pentágono etc. Demonstram que a matemática está muito bem representada na natureza.
No ser humano também há vários exemplo da matemática, pois é importante para o profissional da saúde saber quantas vezes o coração bate por minuto. É importante saber se o coração está ou não acelerado. Também medir a temperatura é fundamental para se descobrir o se há algum problema ou não, febre por exemplo. Medir a pressão é fundamental para se ter uma boa saúde. Temos que comer uma certa quantidade de vitaminas, proteínas ... para ter saúde.   
O interessante da matemática é que ele é simples e complexa ao mesmo tempo. Entendendo isso facilita o seu aprendizado. Aprendemos que a matemática tem quatro operações básicas, soma ou adição, também conhecida como conta de mais, subtração ou conta de menos, multiplicação, que obriga a se decorar a tabuada. Que é um dos grandes obstáculos para se aprender matemática. E também temos a conta de dividir que é o grande desafio destas quatro contas básicas da matemática.
O computador não faz estas quatro contas. Nem mesmo conta de 0 a 9. Ele só entende dois números o zero e o um. E dependendo da sequência de zeros e uns que ele vai entender os outros números, letra, sinais e comando... O computador só faz duas, contas a conta de adição e de subtração. A conta de multiplicação o computador faz muitas contras de adição até chegar ao resultado. Já na conta de dividir o computador faz uma série de conta de menos. Com esta forma de pensar só existe duas contas na matemática a conta de adição e a de subtração. É delas que pode-se fazer as outras contas.
Mas não se para por aí, pois a conta de menos é o inverso da conta de mais. Então só existe uma conta, a conta de adição. Pois, a conta de subtração é simplesmente o seu inverso. A conta de menos é o antônimo da conta de mais. Não é um antônimo perfeito. Da conta de adição e do contrário da conta adição, ou seja, a conta de menos é que as outras duas contas, a de multiplicação e a divisão existem. Mas delas é que vem todas as outras contas fração, exponencial, logaritmo, progressão aritmética e geométrica, função, matrizes, limite, derivadas...
Tudo isso tem como raiz a conta de adição.
As outras contas foram sendo criadas, descobertas ou inventadas por causa do movimento. A matemática está em movimento, não está estática, se estivesse só existiria somente um ou duas forma de se fazer contas, talvez chegando ao máximo das quatro contas básicas. O filósofo Zenon explica o que é movimento, pois para ele movimento não é espaço percorrido como estamos acostumados a observar em relação ao tempo. Ele usa o exemplo de uma flecha. Quando a flecha sai do arco ela se desloca no ar até parar ao atingir um alvo. Para Zenon não existiu movimento, pois a flecha continua do mesmo formato que antes, ou seja, continua sendo uma flecha. Para se ter movimento a flecha deveria ter se transformado, mudado, desenvolvido, mas não poderia estar da mesma maneira.
E é assim o movimento da matemática! Ela com o passar do tempo vai se transformando, vai adquirindo novas formas, novas configurações, novas interpretações e vai ganhando independência da conta original. Matemática é uma grande aventura. É um terreno para desbravadores, para pioneiros...
Outra característica da conta de adição é a perfeição, pureza. Pois ao fazer esta conta percebemos que ela só soma. Não há outra forma de se pensar além da soma. Na conta de adição estamos sempre somando, ou seja, mais e mais. Já na sua oposta, a conta de menos quando aplicamos o “empresta um” ou o “vai um” estamos na verdade somando um. Então dentro da conta de menos existe um conta de mais. A conta de mais faz parte da conta de menos. A conta de dividir entra as quatro contas básicas e é a mais rica, pois temos a conta de multiplicação (que podemos entender como várias contas de adição) que ocorre entre a o número da chave o resultado. Também há conta de menos e se há conta de menos também a conta de mais porque vai utilizar o “vai um”. E se for fazer a prova da conta de dividir perceberemos que realmente existem estas outras contas. Experimenta fazer algumas contas de dividir e vai observar tudo isso.
No nosso interior como seres humanos temos que ser uma conta de adição, uma conta de mais, sempre somando! Nisto que percebemos que estamos no processo de humanização. Também temos que somar na vida do próximo. E é nesta contribuição, tanto para nós mesmo, como para o próximo é que estamos desenvolvendo este processo de humanização. Não podemos ficar subtraindo do mais profundo eu e ficar dividindo o nosso eu não é bom para o processo de desenvolvimento. Estar dividido entre uma coisa e outra de início serve simplesmente para contribuir para que possamos tomar uma decisão. Salvo quando temos coisas para tirar de nosso eu... Aí voltaremos a crescer. Dividir, ou várias contas de menos, é perceber que a pessoa é insegura, por exemplo. Acredito que todos já ouvimos falar, “dividir para dominar”. Então a nossa essências não deve ser dividida, subtraída e sim somada, mas também não multiplicada. Quando a pessoa é obrigada a fazer muitas multiplicações vem o stress ou até mesmo a depressão. Multiplica-se tanto que pode até mesmo criar um vazio... Tanto a divisão, subtração ou multiplicação pode criar a fuga, ou seja, o ser humano vai se isolar, por exemplo, síndrome do pânico...   
Jesus Cristo ensina que devemos saber que Deus é um. “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3) E Deus é um só mesmo, não tem um pensamento dividido. Jesus afirmou que ele é um com o seu Pai. (João 10:30) E temos que ser um com a nossa família. E também temos que aprender a sermos um conosco mesmo para podermos ser um com Deus. E promover o processo de humanização. “Eis que isto vos dei como parábola e é como eu sou. Digo-vos: Sede um; e se não sois um, não sois meus.” (D&C 38:27) Para poder ser um com Deus e com Jesus Cristo. Pois Jesus Cristo não está dividido. A contenda é uma forma de divisão. “Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo? (1 Coríntios 1:11-13)
Já em porcentagem, quando se faz conta com juros o número 1 significa 100%. Então temos que ser um ou cem por centos seres humanos. O processo de humanização tem como resultante a adição para alcançar este cem por cento. As outras contas fazem parte do processo, mas é para alcançar a simplicidade do ato de somar. De ser mais! Ser mais junto com o próximo!

3 comentários:

  1. Reflexão
    Vim para agradecer a visita e dizer que vc deixou lá um dos versos que eu mais gosto da Bíblia, contido na história da unçao do rei Davi,então um insignificante pastor de ovelhas.
    Acabei lendo sua última postagem.

    Magnífica postagem.
    de fato nossa vida esta envolta em núemros,códigos e raciocínios.
    Que eu possa ser mais cem como ser humano.Melhor em tudo, porque às vezes eu sou apenas Sem.
    Obrigada pela visita
    Volte sempre

    ResponderExcluir
  2. parabens gostei do seu blog
    eu li e achei otimo
    eu acho que vale muito apena as pessoas olharem tanbem.....................
    Amo-te hoje mais que ontem

    Hoje, amo-te ainda mais que ontem,
    Você está em tudo que vivo
    Sua lembrança permanece viva em minha memória
    O tempo não consegue apagá-la, nem ao menos deiá-la distorcida.
    Você vive em mim, a cada momento sinto como se
    você tivesse acabado de partir.
    Mas a saudade que sinto de ti e essa distância que nos separa
    não me faz amar-te menos
    Ao contrário, amo-te hoje mais que ontem
    e agora mais que a pouco tempo atrás.
    Tudo que vivi com você passa como um filme em minha memória
    Sinto ainda teu cheiro suave, verdadeiro prêmio da natureza,
    sinto teus carinhos, teus beijos.

    E hoje amo-te mais que ontem.
    ceiça bjos

    ResponderExcluir
  3. parabens gostei do seu blog
    eu li e achei otimo
    eu acho que vale muito apena as pessoas olharem tanbem.....................
    Amo-te hoje mais que ontem

    Hoje, amo-te ainda mais que ontem,
    Você está em tudo que vivo
    Sua lembrança permanece viva em minha memória
    O tempo não consegue apagá-la, nem ao menos deiá-la distorcida.
    Você vive em mim, a cada momento sinto como se
    você tivesse acabado de partir.
    Mas a saudade que sinto de ti e essa distância que nos separa
    não me faz amar-te menos
    Ao contrário, amo-te hoje mais que ontem
    e agora mais que a pouco tempo atrás.
    Tudo que vivi com você passa como um filme em minha memória
    Sinto ainda teu cheiro suave, verdadeiro prêmio da natureza,
    sinto teus carinhos, teus beijos.

    E hoje amo-te mais que ontem.
    ceiça bjos

    ResponderExcluir