sábado, 18 de dezembro de 2010

Família: Cachorro, Gato, Galinha, Televisão e Dívidas

Sem família não há vida dos seres humanos. A família é que faz com que nos tornamos seres humanos. A família é a primeira instituição social que uma pessoa participa. A mais importante. E tudo que começa certo tem uma maior chance de ter sucesso. Tudo nasce na família. A família é essencial! Nada a substitui. “Alcançar sucesso no lar é um desafio sublime – nenhum outro sucesso pode compensa-lo.” (L. Tom Perry, A Liahona, jul/1995,p.77)
Na índia foram encontradas duas crianças que foram criadas por lobos, Amala e Kamala. Elas se portavam como lobos e não conseguiam ficar de pé. Não riam e nem choravam, mas uivavam. Comiam carne crua. Com o contato com os seres humanos começaram a se humanizar lentamente aprenderam poucas palavras, aprenderam a executar ordens simples e se apegaram as pessoas que cuidavam delas. (Maria Lúcia de Arruda Aranha, Maria Helena Pires Martins, Filosofando, Editora Moderna, 1989p.2)
Um ser humano influencia outro. E a família é a primeira influência que uma pessoa tem que pode ser boa ou não. A decisão não é da criança é dos pais. Então quem tem que liderar a família são os pais e não os filhos!
Todas as qualidades que uma pessoa tem pode ser fortalecido ou desenvolvido na vida familiar. A família é o alicerce de tudo. Tudo depende da família. Por isso ela é a instituição social mais importante. E quando a família está no centro da sociedade a chances da sociedade ser melhor é melhor do que uma sociedade que despreza a importância dela. Se a sociedade não olhar para a família e não a proteger, a sociedade não se desenvolverá. Na verdade não terá muita chance. Pois sem famílias fortalecidas é a semente do caus. A quem interessa uma família fraca? Quem sai lucrando com uma família fraca. E quem gosta de ver uma família fraca? São perguntas pertinentes.
A família começa com alegria. Com felicidade. E muitos outros bons sentimentos. E como fazer que estes sentimentos permaneçam a maior parte do tempo.  Será que as pessoas estão preparadas para ter estes bons sentimentos? Elas gostam desse sentimento? Sabem discernir sobre quais sentimentos são realmente bons? Também acredito que estas perguntas ajudam a nos avaliar. E é muito importante aprendermos a nos avaliar, pois com isso estamos favorecendo o nosso próprio desenvolvimento. E quando estamos promovendo o nosso desenvolvimento, querendo ou não estaremos influenciando as pessoas ao nosso redor.
Quando nasce um filho ou filha. Não é somente um filho ou filha que nasce. Também nasce um pai e uma mãe. E nasce uma família.
E também temos uma família. A família é à base da sociedade, como já foi afirmado muitas vezes.  E uma das coisas que fortalece a família é a postura dos pais. Os pais não podem ter medo dos filhos. Pois atualmente muitos pais têm medo dos filhos. Pais que tem medo dos filhos fazem que suas famílias sejam desestruturadas. A televisão começa a influenciar mais que os pais. A televisão não pode tomar o lugar dos pais, mas infelizmente é isso que está mais acontecendo hoje em dia! Não se pode delegar a educação dos filhos para a televisão.
As finanças ficam desequilibradas. E quem começa a mandar na família são os filhos. E tornan-se filhos que não gostam de ouvir a palavra não. E o não muitas vez é a palavra mais importante para o desenvolvimento e segurança dos filhos! Nos dez mandamentos a palavra não é usada muitas vezes. Você sabe quantas vezes é usada?
Entre os 10 mandamentos existe um mandamento que é diretamente relacionada a família: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolongue os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12)
Na Bíblia a vários exemplos de problemas familiares. Um deles aconteceu com Eli. Eli foi Sumo Sacerdote e juiz, sua história está relatada no Velho Testamento. Ele cuidou do filho de Ana, Samuel que se tornou profeta. Mas seus próprios filhos ele não cuidou como deveria. Eli tinha medo de seus filhos. Ele tinha mais medo dos filhos do que de Deus. “Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de rodas as ofertas do meu povo de Israel?” (1 Samuel 2:29) Honrar mais os filhos do que a Deus é deixar de ensinar honestidade, respeito, sinceridade, ética. E ser o exemplo para eles. É não se importar! E também podemos perceber a conseqüência deste ato: “Porque eu já lhes fiz saber que julgareis a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.” (1 Samuel 3:13) Eles se tornam pessoas ruins. Então os pais não devem deixar de ensinar seus filhos, principalmente sendo o exemplo para eles. A família é necessária e primordial para o processo de humanização de toda a raça humana! É lógico que a violência domestica não ajuda no processo de humanização. Este processo tem que ser feito por pais que sabem da importância da família, pois a pode ser uma representação do céu. “Façamos do lar um pedaço do céu.” (Thomas S. Monson, A Liahona, p.109,jan/1998) Tendo como base a felicidade. “Um lar feliz é um céu antecipado.” (Thomas S. Monson, A Liahona, p.76, jan/1992) A família, a atuação corretas dos pais e o processo de humanização estão interdependentes e interligados! E com o exemplo trabalhado dos pais este processo será muito forte!

6 comentários:

  1. Parabéns pela otima reflexão à respeito da familia. concordo com voce.
    É dever dos pais educar seus filhos e educar não é satisfazer todos os desejos. Educar exige sacrifício de ambas as partes. Pais que tem medo de magoar os filhos com um não estão abrindo mão de uma educação sadia e não estão preparando os filhos para a realidade da vida.
    jovens que não sempre tiveram todos os desejos satisfeitos crescem pensando que todos farão ao mesmo e quando a sociedade mostra que o mundo não é cor de rosa eles cometem delitos ou se entregam ás drogas para fugir daquilo que lhes desagrada.
    Uma sociedade sadia começa dentro de casa. Cabe aos pais ensinar valores e etica. Ensinar os filhos a pensar e refletir é uma das tarefas mais árduas e compensadoras que pode existir. Um ano novo pleno de realizações, muita paz e amor nos corações.
    Angel

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita no blog, volte sempre que quiser, adorei o seu também. A reflexão é ótima é o que realmente acontece, temos que unir mais as famílias e colocar cada um no seu lugar e saber a importância temos na sociedade para um futuro melhor.

    Beijos e tenha um lindo fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita! Adorei a proposta de visitar outros blogs e deixar um comentário! =]
    Parabéns pelo seu, viu! Boas reflexões! Esta sobre a família, então! Muito boa!! =D

    beijoss e volte mais vezes! ^^

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,gostei muito da reflexão,ela é bem clara ao tratar este assunto tão delicado,e sim saõ os pais que devem mandar em seus filhos e tambem prepara-los para o convivio com a sociedade,sempre respeitando o proximo.
    Abraços Andrea

    ResponderExcluir
  6. parabens gostei do seu blog
    eu li e achei otimo
    eu acho que vale muito apena as pessoas olharem tanbem.....................
    Amo-te hoje mais que ontem

    Hoje, amo-te ainda mais que ontem,
    Você está em tudo que vivo
    Sua lembrança permanece viva em minha memória
    O tempo não consegue apagá-la, nem ao menos deiá-la distorcida.
    Você vive em mim, a cada momento sinto como se
    você tivesse acabado de partir.
    Mas a saudade que sinto de ti e essa distância que nos separa
    não me faz amar-te menos
    Ao contrário, amo-te hoje mais que ontem
    e agora mais que a pouco tempo atrás.
    Tudo que vivi com você passa como um filme em minha memória
    Sinto ainda teu cheiro suave, verdadeiro prêmio da natureza,
    sinto teus carinhos, teus beijos.

    E hoje amo-te mais que ontem.
    ceiça bjos

    ResponderExcluir